A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

MPCE investiga esquema de rachadinha na Secult de Nova Olinda

Nesta terça-feira (17/09), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) desencadeou a Operação “Secretaria de Luxo” em Nova Olinda com foco em irregularidades na gestão da Secretaria de Cultura. Foram executados quatro mandados de busca e apreensão, atingindo a sede da Secretaria, residências de servidores e a casa do ex-secretário Willyan Fagner Alves de Matos, que foi preso preventivamente.

MPCE investiga esquema de rachadinha na Secult de Nova Olinda
Foto: Divulgação/MPCE

A investigação revelou que, entre 2021 e 2024, servidores da pasta recebiam uma gratificação de desempenho sem alteração nas condições de trabalho ou aumento de carga horária que justificasse tal pagamento. O benefício, que começou em valores menores, foi gradualmente aumentado até alcançar R$ 1.383,00, o que superava em mais do que o dobro a remuneração de alguns dos contemplados.

Em troca da gratificação, parte dos valores era repassada ao ex-secretário ou a pessoas indicadas por ele através de transferências via Pix ou pagamentos em dinheiro diretamente na Secretaria. Diante das evidências, a Justiça autorizou o bloqueio das contas bancárias de Willyan, além da quebra de sigilo bancário e o acesso aos dados de aparelhos eletrônicos apreendidos durante a operação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir