A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

MPCE realizará seminário para auxiliar a localização de pessoas desaparecidas

No próximo dia 27 de agosto, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizará um seminário intitulado “Desaparecidos – investigação, tecnologia, articulação e acolhimento para enfrentar o fenômeno”. O evento acontecerá das 9h às 15h no auditório da ESMP, localizado no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, com transmissão simultânea via plataforma Teams. As inscrições podem ser feitas na plataforma da ESMP/Ceaf.

O seminário tem como objetivo discutir e apresentar estratégias eficazes para a busca de pessoas desaparecidas, utilizando tecnologias avançadas e fortalecendo a colaboração entre diferentes órgãos. O evento é direcionado a promotores de Justiça, servidores, estagiários, profissionais das forças de segurança pública, como policiais, bombeiros e guardas municipais, além de estudantes universitários de áreas como Direito, Serviço Social, Psicologia, Ciência Política, e grupos de pesquisa. Familiares de pessoas desaparecidas também estão convidados a participar.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ceará (Plid), com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (CEEDP), Secretaria de Direitos Humanos (SEDIH), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGCE), 12ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DESAPARECIDOS), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP) e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Programação

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

9h30 – Painel 1: Prevenir, solucionar e garantir direitos

Presidente de Mesa: Joseana França Pinto – Promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV)

Debatedores:
● Patrícia Lopes Aragão – Delegada da 12ª DHPP – Delegacia de Desaparecidos;
● Augusto Soares Flavio – Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará;
● Júlio Torres – Perito Geral da Perícia Forense (Pefoce).

10h45 – Intervalo

11h – Painel 2: Estratégias em tecnologia na investigação em busca e identificação de Desaparecidos.
Presidente de Mesa: Hugo Frota Magalhães Porto Neto – Promotor de Justiça, coordenador do Laboratório de Inovação (Lino) e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania)

Debatedores:
● Darko Vieira Cristiano Hunter – Diretor Técnico de Localização Familiar e
Desaparecidos da Prefeitura de São Paulo;
● Jézer Ferreira – Coordenador Cyber Hunter Academy , especialista Open Source Intelligence (OSINT) e instrutor da Interpol;
● André Luiz Cruz – Gestor do Programa de Localização e Identificação de
Desaparecidos (PLID-MPRJ);
●  Maria Carolina de Paula Santos Steindorfer – Promotora de Justiça e coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).

12h30 – Intervalo para Almoço

13h30 – Painel 3: Articulação interinstitucional em benefício das pessoas
desaparecidas e suas famílias.
Presidente de Mesa: Berg Menezes (PLID-MPCE)

Debatedores:
● Mariana França e Eliária Ferreira – Integrantes do Coletivo Mulheres de Fé com Esperança;
● Jovanil Oliveira – Secretário Executivo dos Direitos Humanos do Ceará);
● Daniel Mamede – Assessor de Proteção de Vínculos Familiares no escritório
do CICV em Fortaleza;
● Gina Kelly Pontes Moura – Defensora Pública e coordenadora da Rede Acolhe.

15h – Encerramento

Serviço:  Seminário “Desaparecidos – investigação, tecnologia, articulação e acolhimento para enfrentar o fenômeno”
Data: 27 de agosto de 2024
Horário: 8h às 15h
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público (Rua Maria Alice Ferraz, 120 – Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE – 6º andar) – com transmissão on-line via Plataforma Microsoft Teams
Público-alvo : Membros, servidores e estagiários do MPCE, além de profissionais das forças de segurança, estudantes universitários e familiares de pessoas desaparecidas
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir