PUBLICIDADE

MPE pede cassação de prefeito e vice-prefeito de Caririaçu por possível abuso de poder econômico

O Ministério Público Eleitoral (MPE), pediu no último dia 27 de junho a cassação dos registros de candidatura do prefeito e vice-prefeito de Caririaçu, na Região do Cariri, Acácio Leite (PT) e Marcos Araújo (PSB) por suposto abuso de poder econômico nas eleições que ocorreram em 2024. O ex-prefeito do município, Edmilson Leite também está sendo alvo das investigações. 

As investigações ocorreram através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), e apontaram que em agosto do ano passado, durante a campanha eleitoral, um caminhão da Secretaria Municipal de Educação teria sido utilizado para realizar uma mudança de móveis de uma eleitora da cidade de Crato para Caririaçu. De acordo com o MPE, o ato configura o favorecimento pessoal para fins eleitorais. 

A mulher que foi beneficiada informou que fez a solicitação do meio de transporte diretamente à prefeitura municipal, ela alegou a falta de recursos e negou ter ocorrido o pedido de votos. Entretanto, o laudo pericial concluiu que o vídeo onde é comprovado o uso do veículo foi gravado no dia 28 de agosto de 2024, contradizendo a versão da testemunha que informou que o caso teria ocorrido em meses anteriores.

A decisão final caberá ao juiz da 71ª Zona Eleitoral. A promotora, Alessandra Magna Ribeiro Monteiro, indica que tanto os depoimentos e a perícia técnica realizada conseguem comprovar o uso da máquina pública para favorecimento político dos candidatos; “ A documentação aportada demonstra de forma inequívoca que o veículo foi utilizado por particular, com anuência do prefeito municipal à época, (Edimilson Leite)”. Afirmou. 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir