O Ministério Público Eleitoral cobrou, da Polícia Federal, a instauração de um inquérito policial eleitoral para investigar o vereador de Fortaleza José Alberto Bastos Vieira Júnior, conhecido como Inspetor Alberto (PL) por ameaças ao prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e maus tratos cometidos a um porco.
O ofício, assinado pelos 17 promotores eleitorais que atuam em Fortaleza, foi motivado pela repercussão de dois vídeos publicados nas redes sociais na semana passada. No primeiro, o vereador, em um ato de campanha na Barra do Ceará, faz ameaças a Evandro Leitão: “Leitão, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”, afirmou aos gritos o Inspetor, proferindo outros xingamentos direcionados ao então candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. No segundo vídeo, Inspetor Alberto aparece arrastando um porco pelas orelhas, enquanto faz menção ao político.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, o parlamentar poderá responder pelos crimes de injúria praticada durante ato de campanha, previsto no artigo 326 do Código Eleitoral, e de maltratar, ferir ou mutilar animais, com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998.