O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), e a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) foram eleitos, neste domingo (27), prefeito e vice-prefeita de Fortaleza. O segundo colocado foi o deputado federal André Fernandes (PL), ex-deputado estadual na legislatura 2019/2022. O resultado da eleição, decidido em segundo turno, trará mudançass na composição da Casa a partir de 1º de janeiro de 2025.
Conforme a legislação, os dois parlamentares eleitos para o Poder Executivo de Fortaleza devem renunciar aos mandatos na Alece até 31 de dezembro de 2024, a fim de assumirem seus novos cargos em 1º de janeiro de 2025. Assim, suas vagas serão ocupadas por suplentes de seus respectivos partidos eleitos em 2022. No caso de Evandro Leitão, sua vaga será preenchida por Bruno Pedrosa (PDT). Embora atualmente integre a bancada do PT, Evandro foi eleito para seu terceiro mandato na Alece em 2022 pelo PDT.
A deputada Gabriella Aguiar, que se encontra licenciada, também precisará renunciar ao seu mandato parlamentar para assumir a vice-prefeitura. Em seu lugar, já está em exercício o deputado Apollo Vicz (PSD), segundo suplente do partido, que foi empossado na Assembleia Legislativa no dia 22 de outubro. Apollo foi eleito vereador em Fortaleza para a legislatura 2025/2028.
A eleição de Evandro Leitão também acarretará uma mudança na presidência da Alece, que terá eleição em dezembro deste ano. Após a renúncia de Evandro, a presidência será assumida pelo atual vice-presidente, Fernando Santana (PT), até a posse do novo presidente, prevista para fevereiro de 2025.
Outras mudanças
Após o primeiro turno das eleições, realizado em 6 de outubro, já estavam definidas outras alterações na composição da Alece. O deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União), atual 3º secretário da Mesa Diretora, foi eleito prefeito de Sobral naquela data. Ele assumirá a gestão do município da Zona Norte em 1º de janeiro de 2025, após renunciar ao seu mandato de deputado estadual.
Com isso, o primeiro suplente do partido, Heitor Férrer, será efetivado para o mandato que se encerrará em janeiro de 2027. Heitor já foi deputado estadual por cinco mandatos, conquistados nas eleições de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Na sua sexta candidatura ao parlamento estadual, ele ficou como primeiro suplente do União.
Ex-deputados eleitos prefeitos
No primeiro turno das eleições, três ex-deputados estaduais foram eleitos prefeitos: Roberto Pessoa (União) em Maracanaú, Moésio Loiola (PSB) em Campos Sales e Simão Pedro (PSD) em Orós. No segundo turno, neste domingo (27), o também ex-deputado estadual Naumi Amorim (PSD) foi eleito prefeito de Caucaia.
As vitórias de Moésio Loiola e Simão Pedro alteram a relação de suplentes dos partidos pelos quais concorreram nas eleições de 2022. Moésio, que ocupava a primeira suplência do Progressistas, será substituído por Dr. Victor Gurgel após sua posse como prefeito de Campos Sales.
A posse de Simão Pedro, atual primeiro suplente de deputado estadual pelo PSD, como prefeito de Orós, fará com que Apollo Vicz passe a ser o primeiro suplente da sigla, até a renúncia de Gabriella Aguiar para assumir a vice-prefeitura de Fortaleza.
Saiba mais
No último dia 22 de outubro, a deputada Larissa Gaspar (PT) solicitou licença de 120 dias por motivos pessoais. Durante sua ausência, o deputado Guilherme Sampaio (PT) permanece no exercício do mandato parlamentar. A deputada Juliana Lucena (PT), segunda secretária da Casa, retornou ao mandato após um período de licença.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.