PUBLICIDADE

Mudanças na Uber afetam mais de 3 mil motoristas no Ceará

A alteração nos requisitos de veículos aceitos pela Uber em algumas categorias deve afetar cerca de 3 mil motoristas no Ceará, segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativos do estado (AMAP). As novas exigências passam a valer a partir de 6 de janeiro de 2025.

Na categoria Black, a mais sofisticada do aplicativo, apenas determinados modelos fabricados a partir de 2018 continuarão autorizados. Embora a lista de veículos não tenha sofrido alterações, a restrição pode gerar dificuldades para alguns motoristas.

Já na categoria Comfort, dois modelos populares, o Renault Sandero e o Hyundai HB20, serão completamente vetados, independentemente do ano ou da versão. Além disso, carros dessa categoria precisam ser fabricados a partir de 2017, mas para cinco modelos específicos — Renault Logan, Volkswagen Voyage, Toyota Etios Sedan, Chevrolet Prisma e Chevrolet Cobalt — o ano mínimo de fabricação será 2018.

Nesse sentido, Rafael Keylon, representante da AMAP, destaca que as mudanças podem causar prejuízos aos motoristas. “O Voyage e o Sandero são os veículos mais usados na categoria Comfort hoje. A saída da categoria pode tornar insustentável a manutenção, obrigando o dono a trocar o veículo”, explica.

Mudanças na Uber afetam mais de 3 mil motoristas no Ceará
Foto: Rebecca Maria / Agência O Globo

Ainda segundo Rafael, a saída desses veículos da categoria Comfort pode reduzir o faturamento dos motoristas em até 35%. Afinal, esses modelos demandam mais combustível e manutenção, tornando-os menos viáveis na categoria UberX, a mais acessível da plataforma.

Embora as alterações não atinjam outras categorias como a UberX, o limite de idade dos veículos também pode impactar motoristas. Em Fortaleza, por exemplo, carros com mais de 10 anos de fabricação não poderão mais operar no aplicativo.

O que diz a Uber?

A Uber justificou as mudanças como parte de um esforço para melhorar a experiência dos passageiros nas categorias premium, com base no feedback dos usuários. No entanto, Keylon critica a falta de planejamento e o curto prazo de adaptação.

“A AMAP não concorda com as mudanças repentinas da Uber, pois a plataforma deve fazer tais mudanças com aviso prévio em longo prazo a fim de evitar desgaste dos seus parceiros”, comentou. A mudanças foram anunciadas no dia 9 de outubro.

Segundo a empresa, a atualização anual da lista de modelos é uma prática comum. Apesar disso, os veículos que não atendem aos novos critérios das categorias premium poderão continuar operando em categorias mais básicas, como a UberX.

Exigências

Para atuar na Comfort é necessário que o carro tenha ar-condicionado, quatro portas e capacidade mínima para cinco ocupantes. Além disso, o motorista precisa ter concluído ao menos 100 corridas e manter uma avaliação mínima de 4,80 ou 4,85, dependendo da cidade.

Já na categoria Black, os veículos devem ser de cores específicas, como preto, cinza ou azul marinho, além de atender aos padrões de conforto e sofisticação. Os motoristas precisam ter avaliações positivas acima de 4,85 e experiência prévia na plataforma com mais de 100 corridas concluídas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir