PUBLICIDADE

Mulheres podem se alistar voluntariamente no serviço militar até junho

As inscrições para o alistamento militar voluntário feminino estão abertas e vão até o dia 30 de junho. Podem se inscrever mulheres nascidas em 2007, que completarão 18 anos ao longo de 2025. A incorporação deve ser feita em 2026, de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto. O tempo de serviço será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, dependendo das necessidades das Forças Armadas.

O alistamento está aberto para mulheres que residem em um dos municípios selecionados, localizados em 14 estados brasileiros. Confira a lista:

Águas Lindas de Goiás (GO) Corumbá (MS) Ladário (MS) Porto Alegre (RS) Valparaíso de Goiás (GO)
Belém (PA) Curitiba (PR) Lagoa Santa (MG) Recife (PE)
Belo Horizonte (MG) Florianópolis (SC) Luziânia (GO) Rio de Janeiro (RJ)
Brasília (DF) Formosa (GO) Manaus (AM) Salvador (BA)
Campo Grande (MS) Fortaleza (CE) Novo Gama (GO) Santa Maria (RS)
Canoas (RS) Guaratinguetá (SP) Pirassununga (SP) Santo Antônio do Descoberto (GO)
Cidade Ocidental (GO) Juiz de Fora (MG) Planaltina (GO) São Paulo (SP)

Neste ano, 1.465 vagas serão destinadas às mulheres, distribuídas entre o Exército (1.010 vagas), a Aeronáutica (300 vagas) e a Marinha (155 vagas). A meta é aumentar progressivamente o número de vagas até que as mulheres representem 20% do total de vagas do serviço militar.

Mulheres podem se alistar voluntariamente no serviço militar até junho
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Processo Seletivo

A seleção das candidatas incluirá entrevistas, testes físicos e exames médicos. De acordo com a cidade de inscrição, as mulheres poderão escolher em qual força armada desejam atuar. Elas serão incorporadas conforme as funções: soldados no Exército, marinheiros-recrutas na Marinha ou soldados de segunda-classe na Aeronáutica.

O alistamento pode ser realizado tanto presencialmente nas juntas de serviço militar de cada força quanto pela internet. As Forças Armadas alertam sobre a existência de sites fraudulentos que tentam enganar as pessoas, oferecendo facilidades para obter certificados militares. A recomendação é que os pagamentos sejam feitos apenas nas páginas oficiais de alistamento.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir