No Brasil, seja no mar, na terra e até no ar, as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Um fato inédito ocorre na cidade de Sobral, a 240 km de Fortaleza. A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA) iniciou um projeto que põe a mulher em setores que antes eram ocupados por homens. Um deles é o roço, ferramenta utilizada para cortar e/ou dividir pedras.
Na tarde desta terça-feira (13/09), no Parque Pajeú, mulheres que trabalham em diversos departamentos municipais foram convocadas pela AMA para capacitação do manuseio da ferramenta. O evento está sendo realizado ao longo da semana com a participação de 20 colaboradoras.
João Batista, conhecido popularmente como “Barracho”, é funcionário na AMA há mais de cinco anos. O profissional tornou-se instrutor do setor e desde início, em função disso, foi escolhido pela gerência para ministrar o curso para as mulheres.
Antes desta capacitação, uma equipe de homens também foi treinada. A Prefeitura municipal, através da AMA, continua cadastrando garis, zeladores, e outros profissionais para roçar capim e grama em logradouros na sede do município e nos distritos. “Hoje em dia, as praças e parques estão bem podados, conservados, tratados e fiscalizados pela Agência Municipal de Meio Ambiente”, afirmou João Batista.