O livro “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição” é resultado da Oficina de Escrita Afetuosa, ministrada para onze mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira do Ceará. Mais de vinte textos foram escritos e a obra será distribuída gratuitamente durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará. A obra foi o resultado da Oficina de Escrita Afetuosa, que aconteceu com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do IX Edital das Artes, da Secultfor.
O lançamento da obra acontecerá no sábado, dia 12 de abril, às 11h, na Arena Henriqueta Galeno e a distribuição dos exemplares e a sessão de autógrafos vai acontecer no estande da Livraria do Senado.
“Como jornalista, pensei em contar as histórias, mas, como escritora, percebi que, se elas se enxergassem como donas de suas vidas e autoras da própria escrita, conseguiríamos fazer uma transformação pessoal, um caminho sem volta’’, explica a jornalista e organizadora da publicação, Mirelle Costa.
Na contracapa do livro, um cordel de Julie Oliveira, cordelista cearense. Sofrimento, abandono, fé e recomeço permeiam as narrativas assinadas com pseudônimos. “Lidando contra o meu eu”, “Será mesmo ruim com ele e pior sem ele?”, “Vencendo a dependência”, “A Barbie é de plástico, eu sou de Verdade” e “Por que eu” são títulos das histórias contadas no livro e mostram que, na trajetória de desafios e dores, existe uma superação.“Ler o nosso passado na voz de todas vai representar muitas. Esse projeto foi dolorido e libertador ao mesmo tempo. Depois dessa oficina de escrita afetuosa, não parei mais de escrever”, conta “Como uma Fênix”. A autora dos textos “Até o vento me doía” e “Limpando as vestes da Alma” explica que sente-se como uma fênix, ave que simboliza renascimento e ressurreição.
“Este livro é um registro importante das emoções e fragilidades, como também do amadurecimento dessas mulheres nesse momento de reafirmação, quando elas se sentem totalmente responsáveis por suas vidas. Esta obra é o início e não o fim. A escrita é importante para essas mulheres perceberem novas formas de vida. Para além do sofrimento, existe mudança”, ressalta Maura Isidório, coordenadora da Bienal e orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (Celiv), da Secretaria da Cultura do Ceará.
Serviço:
Lançamento do livro “Após a Morte do Conto de Fadas, a Ressurreição”.
Data: 12 de abril de 2025
Horário: 11h.
Local: Bienal Internacional do Livro do Ceará – Arena Henriqueta Galeno – Centro de Eventos do Ceará
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.