Devido ao período de estiagem, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 22 municípios do Brasil. A maioria das cidades se encontra na Região Nordeste e a Paraíba é o Estado com o maior número de municípios nesse contexto. No Ceará, a cidade de Caucaia também foi reconhecida em situação de emergência por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional.
A lista conta, ainda, com as cidades de Pernambuco (6), Bahia (3) e do Pará (1). Em 2023, 1.263 municípios obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem. No atual cenário, essa lista chega a 564 cidades.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres naturais. Enquanto cidades do Norte e do Nordeste do país sofrem com a estiagem, municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrentam dificuldades com o excesso de chuvas.
Histórico
Em abril de 2023, uma chuva de 97 milímetros deixou dezenas de famílias desabrigadas em Caucaia. Todos os afetados moravam no bairro Conjunto Metropolitano. Essa não é a primeira vez em que a Defesa Civil Nacional anuncia estado de emergência em cidades do Ceará. Em maio do ano passado, o município de Tauá, localizado a 347 km de Fortaleza, teve acesso a políticas de assistência após também ter a situação reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
O que muda?
A equipe da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados por cada município e, se o reconhecimento for concedido, a portaria com o valor a ser disponibilizado é publicada no Diário Oficial da União. Essas medidas visam fornecer assistência e apoio necessários para mitigar os impactos causados pelas condições climáticas adversas em diversas regiões do país.