PUBLICIDADE

Município de Croatá, na Ibiapaba registra menor volume de chuvas em 2025

Foto: Reprodução/ Portal O Regional

Um levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou que a cidade de Croatá, na Serra da Ibiapaba, registrou o menor volume de chuvas em 2025. Ao longo do ano, o município registrou 344,7 mm, 36,4% abaixo da média histórica, que é de 542,1 mm. 

O município ficou em primeiro lugar no ranking, seguido de cidades onde é mais comum que baixas precipitações sejam registradas por estarem em regiões semiáridas do Ceará. Os dados da Funceme são equivalentes ao período da quadra chuvosa, que ocorreu entre fevereiro e maio do ano passado. Os meses somaram o menor acumulado médio desde o ano de 2016, entretanto as chuvas de 2025 terminaram dentro do esperado. 

O meteorologista Lucas Fumagalli detalhou alguns motivos das poucas precipitações ocorridas no município; “existem características geográficas que podem facilitar ou dificultar a ocorrência de precipitações. No caso do município de Croatá, como ela está localizada ao oeste da Serra da Ibiapaba, essa região geralmente ao oeste das cadeias de montanha acaba recebendo menos precipitação. Isso acontece porque os ventos no Ceará são geralmente de sudeste, leste ou nordeste. E a localização da Serra é praticamente perpendicular a esse vento. Com isso, a umidade fica presa a leste da Serra e na parte oeste acaba tendo menos precipitações”, explicou. 

Sobre outros casos parecidos acontecerem em outros municípios da região, Lucas explicou que podem vir acontecer, mas o caso pode variar de acordo com o ano; “sim, é possível. Tanto que no ano de 2025, praticamente toda a região da bacia hidrográfica da Serra da Ibiapaba apresentou precipitações abaixo da normalidade. Essa situação, ela depende muito, ela varia muito de ano para ano e também de região para região”. Detalhou. 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir