Municípios do Ceará estão colocando em prática novas ações voltadas ao fortalecimento da presença paterna no cuidado com as crianças. Iniciativas desenvolvidas em cidades como Jijoca de Jericoacoara, Nova Russas e General Sampaio fazem parte da execução dos planos de ação elaborados nas oficinas regionais sobre masculinidade, promovidas pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O objetivo é integrar os homens às atividades familiares conduzidas nos Cras, Creas e no Programa Criança Feliz.
Em Jijoca de Jericoacoara, a execução do plano começou com a adaptação da Semana do Bebê, realizada em outubro. O evento, tradicionalmente voltado para mães e crianças, passou a incluir programações específicas para destacar o vínculo entre pais e filhos na primeira infância. Já em Nova Russas e General Sampaio, as equipes técnicas iniciaram mobilizações voltadas à sensibilização de profissionais e à aproximação direta com as famílias.

Realizadas entre agosto e setembro de 2025, as oficinas reuniram 622 profissionais de 178 municípios em nove encontros regionais. O objetivo foi ampliar a compreensão sobre o papel dos homens no cuidado familiar e nas políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As formações contaram com cooperação técnica do Instituto Promundo, referência internacional em metodologias de paternidade ativa, e do Instituto da Infância (Ifan), responsável pela mediação pedagógica e multiplicação regional da metodologia no estado.

A pauta também passou a ser incorporada pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), que levou a discussão às equipes técnicas e alinhou o tema aos programas voltados às famílias com crianças pequenas. “Nós participamos da oficina e, a partir dela, trouxemos a discussão para dentro da Secretaria. Repassamos o conteúdo para o grupo de trabalho interno, envolvendo as equipes da Educação Infantil e da Parentalidade Positiva. A metodologia dialoga com o que já fazemos, mas agora passou a ter um olhar mais direto para a participação ativa do pai”, explica Flávia Maciel, gerente da Célula dos Programas de Parentalidade da Seduc.
A Seduc atua com três programas que abordam o cuidado familiar: Padin, que acompanha famílias com crianças de até três anos e 11 meses; Crescer Aprendendo; e Família Mais, que juntos alcançam todos os 184 municípios cearenses.
Os planos de ação criados nas oficinas devem ser executados até dezembro e avaliados pelo Instituto Promundo, que realizará uma pesquisa em cinco municípios selecionados. Paralelamente, a SPS já iniciou o monitoramento da metodologia nos territórios para acompanhar os resultados e o impacto das iniciativas.