A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

“Não se resolve problemas com impeachment”, diz Danilo Forte

 

Danilo Forte está fora da lista de parlamentares cearenses que assinaram de forma favorável a um pedido de impeachment de Lula. - (Foto: REDE ANC)
Danilo Forte está fora da lista de parlamentares cearenses que assinaram de forma favorável a um pedido de impeachment de Lula. – (Foto: REDE ANC)

A frase em destaque foi proferida pelo deputado federal Danilo Forte. Filiado ao União Brasil, o parlamentar opinou sobre atitudes que devem ser tomadas para solucionar as principais necessidades do país. “Não se resolve problemas com impeachment. Vivemos um momento em que precisamos discutir o cenário econômico para o desenvolvimento do Brasil”, avaliou. 

A declaração do deputado foi concedida no dia 30 de janeiro deste ano. Na ocasião, Danilo Forte participou do evento que divulgou as ações do Banco do Nordeste em 2023. Na oportunidade, o deputado foi homenageado pelo BNB por ser uma das figuras públicas que defendem a atuação da instituição no país.

A declaração de Danilo Forte volta ao cenário político no momento em que um grupo de parlamentares da Câmara Federal levantam assinaturas para instaurar um pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Apoio

O pedido já conta com 113 assinaturas e foi proposto após declaração de Lula contra Israel. O presidente comparou a morte da população de Gaza, na Palestina, com o holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse o presidente Lula.

Até o momento, três deputados federais do Ceará manifestaram posição favorável ao pedido de impeachment: Dr. Jaziel e André Fernandes, ambos do Partido Liberal (PL), e a deputada Dayane Bittencourt, do União Brasil.

Histórico de Impeachment

O processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, iniciado em 2015 e concluído em 2016, foi marcado por intensos debates políticos e jurídicos no Brasil. As acusações contra Dilma Rousseff incluíam crime de responsabilidade fiscal, relacionado às chamadas “pedaladas fiscais” e decretos de suplementação orçamentária. 

O impeachment é um procedimento político-jurídico utilizado em sistemas presidencialistas para destituir um ocupante de alto cargo público, como o presidente, por violações graves da lei ou do próprio cargo. Geralmente, o processo de impeachment envolve uma série de etapas, que incluem acusações formais, investigações, julgamento e, finalmente, votação pelo legislativo. Os fundamentos para o impeachment podem variar de país para país, mas geralmente incluem crimes graves, corrupção, abuso de poder ou violação flagrante da constituição.

Acompanhe essa e outras notícias nas plataformas da REDE ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir