Em entrevista coletiva na manhã de hoje na sede da Superintendência de Obras Públicas (SOP), o governador do Ceará, Elmano de Freitas reconheceu que a seleção de professores temporários teve erros. Após acompanhar o retorno da rede estadual de ensino na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Paulo Benevides, localizada no bairro Messejana, o governador deu detalhes sobre a falta de docentes em sala de aula, e que a lotação dos aprovados deve ser resolvida por completo nas próximas horas.
“Eu não tenho nenhum problema em pedir desculpa aos professores por algum transtorno que tenha tido. Não é para ter, mas infelizmente teve, e vamos buscar resolver o mais célere possível” [Elmano de Freitas, governador do Ceará]
Nos últimos dias, os aprovados na seleção da Seduc têm apontado falhas no sistema de cadastro e análise de títulos de pós-graduação – um dos critérios adotados para a lotação, segundo o jornal Diário do Nordeste. “Nós já estamos com mais de 90% dos professores lotados, tem ainda alguns para fazer isso e vamos buscar nas próximas horas lotar todos eles. Nós buscamos garantir uma seleção pública para todos os professores e professoras temporários”, disse Elmano.
- No Ceará, mais de 390 mil alunos e alunas da rede pública estadual iniciaram nesta semana o novo ano letivo
O início do ano escolar estava previsto para ter iniciado na última segunda-feira (3), e acabou tendo de ser adiado para esta quarta-feira (5) em meio às dificuldades para concluir a distribuição dos professores aprovados por unidades de ensino. Para o governador, o principal é garantir a transparência no processo para selecionar os melhores candidatos capazes de dar qualidade ao ensino.
“Nós tivemos algumas questões pontuais que a Seduc está agarrada com esse problema buscando resolver. Essa questão é muito pequena diante do tamanho que são os resultados significativos que a escola pública do Ceará tem e que para nós é sempre motivo de orgulho”, disse o governador.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC