Com prazo estendido até 31 de dezembro, a 32ª edição da campanha Natal Sem Fome segue mobilizando doações no Ceará. A iniciativa, que começou em outubro, concentra pontos de arrecadação em Fortaleza e na Região Metropolitana, com a meta de reunir 60 toneladas de alimentos até o fim do ano.
O volume arrecadado será destinado a aproximadamente 300 instituições sociais em diferentes regiões do Estado. Além de alimentos não perecíveis, a campanha também aceita contribuições financeiras, utilizadas na aquisição de cestas básicas para ampliar o alcance da ação.
As doações em dinheiro podem ser feitas por meio de PIX, utilizando o endereço inec@inec.org.br e a identificação “Natal Sem Fome” ou ainda pelos canais digitais da campanha. Já a entrega de alimentos pode ser realizada diretamente na sede do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), no bairro Cambeba, em Fortaleza, bem como em estabelecimentos parceiros espalhados pela capital e municípios vizinhos.

De abrangência nacional, o Natal Sem Fome é considerado a maior campanha de arrecadação de alimentos da América Latina e é promovido pela ONG Ação da Cidadania. No Ceará, a coordenação ocorre por meio do Inec, em parceria com o Banco do Nordeste, integrando uma mobilização que envolve todo o Nordeste, além dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Combate à fome permanente
Paralelamente à campanha, o Ceará mantém ações contínuas de enfrentamento à insegurança alimentar por meio do programa Mais Nutrição, criado em 2019. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Proteção Social (SPS), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) e o Instituto Agropolos.
O programa reaproveita alimentos in natura que, embora próprios para consumo, apresentam imperfeições visuais e não são comercializados. Os produtos são recolhidos diariamente nas Ceasas de Maracanaú e do Cariri, passando por processos de seleção, higienização e beneficiamento.

Após o processamento, os alimentos são transformados em polpas de frutas e misturas desidratadas, utilizadas na produção de sopas distribuídas a entidades sociais cadastradas pela SPS. Atualmente, 149 instituições participam da rede de atendimento, alcançando mais de 54 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri.
No fim de novembro, o Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Pacto Contra a Fome, foi selecionado em edital do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e recebeu R$ 800 mil. O valor foi utilizado para a modernização dos Bancos de Alimentos vinculados ao programa Mais Nutrição.
Onde Doar?
- Sede do Inec (Avenida Ministro José Américo, nº 326, 6º andar, bairro Cambeba – Fortaleza);
- Agroamigo Banco do Nordeste (todas as unidades);
- Crediamigo Banco do Nordeste (todas as unidades);
- Rede Ancar (todos os North Shopping);
- Supermercado Lagoa (todas as lojas);
- Atacadão Lag (todas as lojas);
- Sesi (todas as unidades Fortaleza e Maracanaú);
- Supermercado Pinheiro (Cambeba, Mondubim, Washington Soares);
- Tá Limpo (todas as lojas);
- BNB Clube Fortaleza (Avenida Santos Dumont, nº 3646, bairro Aldeota);
- Moura Dubeux (stands de vendas);
- Federação dos Transportes (Rua Dona Leopoldina, nº 1050, bairro Centro – Fortaleza);
- Movimento Saúde Mental (Rua Dr. Fernando Augusto, nº 980, bairro Bom Jardim – Fortaleza)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


