Integrada a apps de aluguel de imóveis, a plataforma Netspaces que facilita o processo de locação, foi lançada em Avant Premiére para imprensa cearense, no final da tarde desta terça-feira (04.06), no Salão Porto Fino do Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE).
Além de profissionais da mídia, o evento contou com as participações de sócios da Propriedade Digital e do Chief Executive Officer (CEO) da Netspace, Andreas Blazoudakis, que é, também, especialista em inovação disruptiva no mercado de tecnologia de internet móvel.
Já parou para pensar que sua vida é toda digital, e que até o seu dinheiro você controla por apps? Então, chegou a hora de fazer o mesmo com os seus imóveis. A Netspace é uma plataforma especializada na criação, transação e gestão de propriedades digitais.
Na verdade, a Netspaces foi quem inventou o regime jurídico conhecido por “Propriedade Digital”, o único que cria um vínculo bidirecional entre o token e o imóvel. É fácil de entender: o token traz informações sobre a matrícula no Registro Geral de Imóveis (RGI), e a matrícula carrega os dados do token.
Pra quem quer desvendar o conceito, atenção! Tokenizar propriedades imobiliárias é uma forma de negociar ativos bem mais simples de entender do que parece: é ofertar um ativo representado por um registro digital criptografado chamado de token.
“Hoje, pelo menos o Brasil, tem cerca de 9 mil pessoas já testando essa tecnologia de compra e venda de imóveis em tempo real” foi o que informou Andreas ressaltando outros casos de uso como por exemplo: financiamento imobiliário usando o token como garantia. “Porque todos sabem que para fazer um financiamento imobiliário é um processo super pesado, tem que se fazer uma alienação da matrícula, uma alienação fiduciária da matrícula lá no ambiente registral. Então, a gente consegue com a tokenização fazer a alienação do próprio token e deixar a matrícula parada e travada também”.
O CEO da Netspace pontuou ainda, que isso dinamiza muito o processo. “Fizemos isso para uma diarista que não tava tendo acesso a crédito, fizemos para um motoboy… Então, a gente mostra que a tokenização ajuda inclusive em ambiente social de pessoas, que às vezes estão menos favorecidas em comprovação de renda e tudo mais… tem um modelo mais flexível para se trabalhar”, afirmou Andreas.
“Com a chegada da internet 3, também chamada de web 3 se possibilita transacionar propriedade de maneira online. Só que, no Brasil, nós temos um sistema registral. Então haveria a necessidade de fazer integração com o sistema regional. Foi isso que nós fizemos há três anos em Porto Alegre (RS). E criamos a primeira propriedade imobiliária digital do Brasil atrelada ao registro da matrícula do imóvel. O que é que possibilitou isso? Que a partir desse momento consiga comprar e vender imóveis de maneira 100% online e, em tempo real. Nós fizemos muitos experimentos nos últimos três anos, abrindo aproximadamente 30 mil carteiras de imóveis pra pessoas testarem, sendo que, cerca de 9 mil pessoas adquiriram pedaços desse imóvel ou receberam como amostra de demonstração”, relatou o Chief Executive Officer da Netspace.
A Expansão da Netspace
No início de 2024, a Propriedade Digital sentiu a segurança de expandir o sistema e fez através de um modelo de licenciamento pelo fato do Brasil ser muito grande e possuir 5.500 municípios. “Em cada município tem uma ou mais zonas de registro. Não era possível a gente tá em todos os lugares do Brasil. Então, nós montamos o sistema de licenciamento, que nos primeiros quatro meses agora de 2024, 70 cidades foram licenciadas. Em apenas 4 meses 70 cidades estão lançando a propriedade digital de imóveis, sendo que Fortaleza e os arredores como Eusébio e Aquiraz são os primeiros municípios que nós estamos com a nossa equipe indo pessoalmente implementar essa licença fora de Porto Alegre. Até dezembro esse sistema funcionava somente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Agora, estamos indo para 70 cidades, começando pelo Estado do Ceará”, comemora Andreas Blazoudakis ao conceder a entrevista.
A chegada da Netspace em Fortaleza
“É uma inovação no setor imobiliário. A internet veio permeando vários setores da economia nos últimos 25 anos, desde e-commerce com varejo, delivery de comida, aplicativos de táxi e serviços em geral. E um dos últimos setores que a internet ainda não estava permeando era o setor imobiliário, muito por conta da dificuldade da Internet trabalhar com transmissão de propriedade”, disse o CEO da Netspace.
O impacto da Netspace no Ceará
Andreas Blazoudakis mostrou ainda em entrevista ao Portal ANC como a Netspace vai impactar o mercado imobiliário do estado: “um impacto muito positivo que, em primeiro lugar, nós não substituímos nenhum operador de mercado. Então, a incorporadora continua incorporando a imobiliária, continua comprando e vendendo imóveis, o corretor continua agenciando imóveis… todavia esses atores do mercado fazem isso de maneira online, porque hoje quando há uma compra e venda de um imóvel é um processo que começa online: você vai no portal de busca, começa o processo de compra online, só que quando você clica para ir atrás de visita de imóvel, você tem que fazer todo o processo durante 30 dias de maneira offline”, lembra.
O CEO da Netspace também acrescentou, que uma transação imobiliária hoje demora mais ou menos 30 dias. “Um impacto que a gente consegue reduzir 30 dias pra 2, 3 minutos… Então, um impacto gigante! Você consegue comprar e vender, assim como você pede um táxi ou você pede um delivery de comida”, explicou Blazoudakis ao jornalista Eduardo Galdino revelando: “essa é a nossa intenção de trazer essa novidade para o Brasil”.
A Propriedade Digital
Ela viabiliza a realização de negócios relativos a imóveis (compra e venda, doação, etc.) de modo inteiramente digital. Por exemplo: um imóvel estar em regime de propriedade digital significa que ele é capaz de ser comprado e vendido (e também doado) de forma online, por meio da plataforma netspaces.
A criação da propriedade digital mostra que hoje, as pessoas conseguem finalmente ligar um imóvel na internet: o número de possibilidades é enorme, vale lembrar! A primeira característica que se destaca é a velocidade das transações. Com poucos cliques, os interessados podem comprar e vender um imóvel. A facilidade e a praticidade são outras características fantásticas.
O que dizer sobre imóveis digitais?
Com a facilidade de um PIX, e dividido em partes pequenas para a compra de um ou vários proprietários, os imovéis podem ser transacionados totalmente online.
Por que necessitamos de imóveis digitais?
Nos dias de hoje, todas as tarefas do dia a dia de uma pessoa ou mais podem ser resolvidas digitalmente, na palma da mão, pelo celular – isso, desde realizar as compras no mercado, pagando com PIX, até a gestão do dinheiro nos aplicativos dos bancos. Existe uma semelhança com os apps das instituições bancárias, que fazem a custódia do dinheiro de seus inúmeros clientes.
Que mudança ocorre com a propriedade digital?
O potencial da tecnologia começou a ser explorado no final dos anos 90. Hoje, décadas depois, vivemos uma realidade diferente. Pense em um computador sem e outro com internet. Está claro que os processos antigos e complicados deram lugar à experiência de uso no celular.
O crédito imobiliário e financiamentos se tornaram instantâneos, A prova é que, atualmente, eles podem ser concedidos ou renegociados em segundos. É sabido que tudo isso é genial e já era pra ter sido colocado em prática há muito tempo.