
O Ramal do Salgado, extensão do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), é composto por 13 canais, três aquedutos, um túnel, entre outras estruturas hídricas como sifões e rápidos. São 36 quilômetros que representam esperança para o povo do sertão cearense e suas obras seguem a todo vapor.
O primeiro canal da estrutura que vai proporcionar o acesso à água para 5 milhões de pessoas no Ceará chegou a 79% de execução. O rápido Fazenda Pau Branco, primeiro rápido, está com 78,8% das obras concluídas. A obra teve, inicio no ano passado e apresenta avanço físico de 7,5%. A estrutura deve ser entregue em funcionamento em maio de 2027.
O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Bruno Cravo, destaca o investimento feito para garantir o acesso à água para a população. “Essa obra foi iniciada a partir de uma ordem de serviço dada pelo presidente Lula e faz parte do Novo PAC. São R$ 350 milhões em investimentos que vão garantir segurança hídrica para o Ceará”, revelou.
Quando concluída, a infraestrutura hídrica irá conectar a cidade de Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no Ceará. A água do São Francisco irá chegar ao Rio Salgado e seguirá até o açude Castanhão.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.