O Brasil está enfrentando temperaturas extremas neste verão, com ondas de calor acima do normal, podendo chegar até 5ºC acima da média em fevereiro. Embora as pessoas aproveitem o ar livre durante o dia, especialmente durante o Carnaval, as noites quentes podem prejudicar o sono reparador.
Uma pesquisa na Holanda mostrou que os distúrbios do sono aumentam em 11% a cada aumento de 1°C na temperatura externa, chegando a 24% em ambientes internos. O excesso de calor pode dificultar o sono, causando sudorese, desidratação, dores de cabeça, fadiga, interrupções no repouso e estresse, além de elevar a temperatura corporal.
Para, Matias Burstien, CEO e fundador da marca de colchões e bem-estar SleepCalm, o calor excessivo afeta o bem-estar e a saúde, mas priorizar o descanso pode melhorar o bem-estar, proporcionando mais energia e uma vida mais plena.
“As altas temperaturas podem fazer com que acordemos com mais frequência durante a noite, o que pode afetar a qualidade do sono e causar até mesmo uma ‘insônia térmica’. O calor excessivo se transforma em um inimigo silencioso, perturbando o bem-estar e a saúde das pessoas. Contudo, se você conseguir priorizar um bom descanso vai se sentir melhor, ter mais energia e desfrutar de uma vida mais plena”, afirmou Matias.
Aqui estão 5 dicas para melhorar o sono durante o verão:
- Escolha um colchão adequado para um sono reparador em noites quentes.
- Opte por roupa de cama de materiais naturais, como algodão ou linho, para absorver o suor e manter a temperatura corporal.
- Evite consumir cafeína e álcool à noite, pois podem prejudicar o sono.
- Tome um banho frio antes de dormir para reduzir a temperatura corporal e relaxar os músculos.
- Mantenha-se hidratado ao longo do dia para um sono melhor e para evitar desidratação em dias quentes.