PUBLICIDADE

Nordeste receberá 40% mais turistas estrangeiros em 2025

A temporada de verão 2024/2025 no Nordeste promete uma ampliação na oferta de voos internacionais. O novo edital regionalizado do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) 2025 foi anunciado nesta terça-feira (10/12) pelos ministérios do Turismo (MTur), de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Embratur. O programa prevê um aporte de R$ 24 milhões e a inclusão de pelo menos 260 mil novos assentos em voos com destino ao Brasil no próximo ano.

O formato de editais regionalizados permite a criação de parcerias público-privadas envolvendo companhias aéreas e aeroportos, adaptando estratégias às particularidades de cada região do país. O edital específico para o Nordeste estará disponível a partir de janeiro de 2025.

Conexão com o Mercado Internacional

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o potencial do Brasil como destino internacional. “O Brasil é um país com belezas naturais deslumbrantes e um atendimento de qualidade, o que o torna atraente para o mercado internacional. O turismo não só impulsiona a nossa economia, como também cria empregos e gera renda para a população”, comentou.

Nordeste receberá 40% mais turistas estrangeiros em 2025
Foto: Reprodução

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números de 2024 refletem o sucesso da estratégia e reforçam a importância de continuar investindo no Pati. “Vamos bater todos os recordes de entrada de divisas internacionais, dinheiro que os turistas deixam no Brasil e que ajudam a gerar emprego e renda, e vamos superar o número de turistas internacionais no país no ano da Copa do Mundo de 2014, de 6,4 milhões”, projetou.

Expansão de Rotas

Segundo Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio do Nordeste, a região registrou um crescimento de 40% no número de turistas estrangeiros em setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. “Vamos fortalecer ainda mais a promoção do nosso país como distrito turístico de excelência, aumentando a conectividade com mercados estratégicos, incentivando novas rotas aéreas diretas de forma sustentável de olho na redução das emissões de CO2”, disse.

O Ceará também está em evidência no cenário do turismo internacional. O governador Elmano de Freitas destacou o impacto positivo do novo edital na atração de visitantes ao estado, enquanto a secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, anunciou um aumento na oferta de assentos em voos domésticos e internacionais de janeiro a março de 2025. São Paulo e Rio de Janeiro lideram as buscas por passagens, com Pernambuco e Bahia representando a região Nordeste no ranking nacional.

Investimento e Projeções

O Pati prevê um investimento total de R$ 63,6 milhões em 2025, com a meta de gerar 500 mil novos assentos em voos internacionais. O aumento deve levar o Brasil a um recorde histórico, com 7,48 milhões de assentos para a temporada de verão 2024/2025, representando um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir