A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Acontecimento centenário: eleição de Bode Ioiô como vereador de Fortaleza completa 100 anos

Em 1922 um caprino seria eleito vereador de Fortaleza como forma de protesto da população, que vivia descontente com a política local da época. Bode Ioiô não chegou a receber sua posse, mas a sua eleição foi o suficiente para que ele se tornasse uma figura importante e histórica no Ceará.

Acontecimento centenário: eleição de Bode Ioiô como vereador de Fortaleza completa 100 anos
Foto: Reprodução/Diário do Nordeste

O animal era conhecido por transitar entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema ganhando a simpatia daqueles que passavam pela região. Como até as autoridades apreciavam a presença do bode, Ioiô tinha como costume circular pela cidade adentrando os comércios e cafés da Capital, onde recebia tratamento especial.

O animal morreu em 1931, quando foi empalhado e doado para compor o acervo do Museu do Ceará. Mesmo 100 anos depois dessa história, Bode Ioiô permanece sendo aclamado e tratado como celebridade no cenário estadual e ganhou até projeções nacionais, quando foi escolhido para ser um os representantes cearenses na propaganda de uma famosa marca de bebidas veiculada na televisão.

Fama do Bode Ioiô

Devido à grande repercussão do acontecimento, a figura se tornou personagem de inúmeras produções artísticas. Figura emblemática e querida pela população cearense, o caprino foi citado em obras de poetas e historiadores como Otacílio de Azevedo e Raimundo Girão. Documentários, cordéis, livros infantis e até mesmo enredo de carnaval homenagearam o Bode Ioiô. O tributo foi feito pela escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti, em 2019.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir