A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aporte hídrico do Ceará é o melhor dos últimos nove anos

O total acumulado nos 155 açudes monitorados no Ceará é de 34,6% e, segundo a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), esse é o melhor aporte de água desde setembro de 2013. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a quantidade de reservatórios que atingiram sua capacidade máxima já é duas vezes maior.

Barragem do Rio Cocó. (Foto: Nilton Alves)

De acordo com o último levantamento feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nesta segunda-feira (25/04), já são 34 açudes sangrando em todo o Estado e outros oito reservatórios com capacidade acima de 90%. Diante desses dados, 2022 já pode ser considerado como o ano com uma das melhores reservas hídricas da década.

Conforme informa o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, no mês de março choveu acima da média, o que garantiu o aumento do nível do Castanhão, maior açude da América Latina. Com as precipitações previstas até o fim de maio, a expectativa é de que o volume seja ainda mais animador.

Porém, ainda segundo o titular da pasta, apesar dos bons números, ainda é preciso ter cautela. Algumas regiões do Ceará não receberam um bom quantitativo de chuvas, como é o caso do Sertão Central. A Bacia do Banabuiú, por exemplo, possui apenas 8% de aporte hídrico.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir