A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após Aracati confirmar Carnaval em 2022, municípios cearenses traçam estratégias para a realização da festa

Foto: Divulgação/Carnaval Aracati 2020

Na última semana, o prefeito de Aracati (a 120 km de Fortaleza), Bismarck Maia, confirmou que haverá festa de carnaval no município no próximo ano. O Pré-Carnaval ocorrerá em janeiro e o Carnaval em março. Segundo o gestor, 67% da população maior de 12 anos já foi vacinada e isso viabiliza a comemoração.

Levando em conta a proporção do evento e as milhares de pessoas que geralmente comparecem ao evento, desde março a equipe da Prefeitura elabora um formato que seja seguro para todos. O andamento do processo já está na fase de licitações de serviços e contratação de artistas. Segundo informações do prefeito, os idealizadores do evento mantinham contato com a cantora Marília Mendonça, que faleceu no último dia 5. A única atração confirmada até o momento é o cantor Léo Santana.

Em Paracuru (a 90 km de Fortaleza), a intenção é de que haja Carnaval em 2022 e outros eventos serão usados como parâmetro, sendo o principal deles a festa de Ano Novo. O evento, que é tradicional do município, depende da liberação da Secretaria Estadual de Saúde para ser realizado. O planejamento prévio será elaborado para adiantar o processo mediante novos decreto.

São Benedito (a 320 km de Fortaleza) segue a mesma estratégia de Paracuru. Com o histórico de receber até 30 mil pessoas por dia no Carnaval da cidade, o município tem números que animadores que permitem a realização do evento, mas ainda é necessário o aval positivo da Sesa para tal.

Em clima de comemoração de aniversário, Jijoca de Jericoacoara (a 290 km de Fortaleza) não realizará o Carnaval priorizando a festa dos 31 anos do município. De acordo com o secretário de Cultura e Comunicação, Celiomar Araújo, as tradicionais bandinhas carnavalescas terão todo o apoio para realizarem suas apresentações. Guaramiranga (a 105 km de Fortaleza) segue o mesmo viés, pois o Festival de Jazz e Blues ocorre justamente no mesmo período. Inclusive, discussões estão em andamento quanto ao aumento de público na próxima edição do Festival.

Em Fortaleza, os editais para a realização do Pré-Carnaval estão sendo elaborados apesar de ainda não ter uma resposta concreta do Comitê de Enfrentamento à Pandemia. Segundo Elpídio Nogueira, secretário da Cultura de Fortaleza, o intuito é ganhar tempo para quando vier a decisão das autoridades sanitárias.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir