A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Bolsonaro autoriza aumento de 33% no piso salarial dos professores; decisão contraria o Ministério da Economia

Foto: Andressa Anholete/Getty Images

O piso salarial dos professores teve um aumento de 33% autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Após esse reajuste, o piso salarial deve subir para R$ 3.845. A autorização foi dada ao Ministério da Educação nesta quarta-feira (26) e contraria a sugestão do Ministério da Economia, que era de apenas 7,5%.

O chefe do executivo afirmou que irá conceder o máximo permitido por lei. “Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok?”, pontuou. Prefeitos e governadores se opuseram à decisão de Bolsonaro alegando que esse percentual de reajuste deve impactar diretamente nos cofres públicos desestabilizando as contas de estados e municípios, além de temerem que outras categorias também pressionem por aumento e gere ainda mais custos às contas locais.

Antes da aprovação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), que ocorreu no último ano, o reajuste dos educadores estava vinculado à variação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que era arrecadado por estados. Após a mudança, a arrecadação prevista de reajuste seria de 33,23%.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir