A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Covid-19: as sequelas e os desafios da recuperação

Mesmo após a recuperação da Covid-19, muitas pessoas relatam ainda sofrer com algumas sequelas. Seja cansaço, falta de memória ou qualquer outro problema, o fato é que parte dos que já foram infectados pelo vírus não saem ilesos. Para os especialistas, isso se trata da Síndrome Pós-Covid.

De acordo com a fisiatra Andréa Thomaz Viana, esses sintomas podem persistir por até um ano. “Estima-se que oito em cada dez pessoas que tiveram Covid-19 permanecem com sintomas até duas semanas. Seis meses após a infecção 60% das pessoas ainda apresentam sintomas e após um ano eles ainda persistem em metade das pessoas”, explica.

Covid-19: as sequelas e os desafios da recuperação
Foto: Divulgação

Esses efeitos podem ter diversas origens e as três principais são a inflamação, o efeito do próprio vírus e consequências da internação prolongada. Entre as sequelas da Covid-19 está a má circulação e problemas na coagulação, o que aumenta significativamente o risco de trombose. Tecidos e órgãos do corpo também são afetados com a liberação de substâncias inflamatórias chamadas citocinas.

“Ainda não se sabe ao certo todas as ações do coronavírus no corpo, mas sabe-se que tem uma atração pelas células do sistema nervoso central e periférico. É por isso ocorrem os efeitos, como dor de cabeça e tontura”, pontua.

A fisiatra recomenda que os pacientes que sofrem com essas sequelas podem recorrer à reabilitação com a ajuda multiprofissional. O objetivo desse tratamento é agir especificamente em cada problema visando atenuar os danos e voltar o mais rápido possível para a sua rotina normal.

*Com colaboração do repórter Thesco Duarte

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir