A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Estabelecimentos que não exigirem o uso de máscaras determinadas pelo decreto podem ser interditados em Fortaleza

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (24), passou a ser obrigatório o uso de máscaras N95 ou PFF2 em estabelecimentos comerciais onde os funcionários mantenham contato direto com o público. Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), as empresas que não cumprirem a determinação podem ser interditadas na Capital cearense.

A Agefis informa que se for identificado o não uso das máscaras específicas, mas houver a correção imediata, será decretado um auto de infração. Caso a regularização não possa ser feita de forma ágil, além da punição citada anteriormente, o estabelecimento também será interditado.

O valor da multa será estabelecido pela Junta de Análise e Julgamento de Processos (JAP) de acordo com a gravidade da infração, os atenuantes, os agravantes e a situação econômica do autuado. Devem se manter atentos às orientações os colaboradores que atuam na área da saúde, farmácias, supermercados e escolas.

Segundo estudos de pesquisadores de um Instituto alemão, esses tipos específicos de máscara oferecem quase 100% de proteção contra a Covid-19. Caso uma pessoa infectada pelo vírus fique numa sala com alguém não infectado, mas esteja usando algum desses modelos de máscara, o risco de contágio é de 0,1%. Se a máscara não estiver encaixada corretamente, a possibilidade de transmissão sobe para 4%. As informações são da revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

O uso correto da máscara consiste no clipe nasal bem ajustado para garantir a vedação, um dos elásticos deve passar por cima da orelha e o outro por baixo e a máscara deve estar bem encaixada no queixo para evitar o vazamento de ar. Dentre os principais erros estão deixar os dois elásticos juntos na mesma posição, o uso de barba que impede a vedação da máscara, o cabelo solto que facilita a movimentação do equipamento de segurança e o uso de qualquer outra máscara entre o rosto e a PFF2.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir