A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Estados brasileiros liberam o uso de máscara; confira a opinião de especialistas

Foto: Thiago Gadelha

Atualmente, 11 estados brasileiros já permitiram a flexibilização do uso de máscaras. A decisão das secretarias estaduais de Saúde veio após a melhora nos números da pandemia e do avanço da vacinação. Porém, especialistas afirmam que ainda não é o momento de liberar o uso do equipamento em ambientes fechados.

Segundo um boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a variante Ômicron é muito transmissível e pessoas imunossuprimidas ou idosas, embora vacinadas, podem ser hospitalizadas ou até mesmo desenvolver a forma grave da doença, caso sejam infectadas. Os pesquisadores reforçam ainda que a dose de reforço da vacina deve ser um fator importante a ser considerado nas tomadas de decisão para que não haja riscos de uma nova onda.

No Ceará, a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos será discutida ainda nessa semana. Conforme anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), os dados da Covid-19 seguem sendo analisados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O Estado está em quarto lugar no país no percentual da população imunizada, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa.

Entre as localidades que já liberaram o uso do equipamento de proteção estão: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Outros dois estados, Bahia e Paraná, já anunciaram que novas normas serão anunciadas a depender da queda do número de casos e de óbitos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir