A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortaleza x Ceará: favoritos ao título se enfrentam pela Copa do Nordeste

O primeiro Clássico-Rei de 2022 acontece neste sábado (5) pela terceira rodada da Copa do Nordeste, às 17h45min na Arena Castelão. Um confronto entre ambos ainda no começo da temporada (3ª rodada), depois desse jogo ainda faltarão cinco para o Fortaleza e seis para o Ceará até o fim da primeira fase, mas não se pode negar que vai haver rivalidade e vontade de vencer quando as equipes pisarem no gramado.

Há quem diga que é o primeiro Clássico-Rei do ano em campo, pois fora dele o Fortaleza venceu com a contratação do atacante argentino Sílvio Romero. Disputa nos bastidores, com o Ceará pressionando o jogo todo, mas com vitória do Leão com uma jogada de letra do presidente Marcelo Paz. Verdade que a disputa não valeu três pontos na tabela, mas mexeu com os brios de ambas as equipes e das suas respectivas torcidas e cada uma delas quer a vitória no primeiro confronto entre ambos dentro das quatro linhas.

Caso vença, o Fortaleza pode confirmar que realmente tem o melhor elenco e impõe mais respeito dos demais adversários. E reforça que não foi a toa que o Leão conquistou a vaga na Libertadores e, na competição internacional, vai honrar a sua camisa e os seus torcedores.

Caso a vitória seja alvinegra, o Ceará manda o recado que tem um time competitivo e que o elenco e o técnico estão comprometidos em conseguir o que de fato a torcida espera para 2022: títulos e participações históricas nas competições que ainda vai disputar: Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A do Brasileiro.

Bola rolando

Para o Clássico-Rei, Fortaleza e Ceará devem vir com a força máxima, ou pelo menos com as melhores peças que estão à disposição dos seus treinadores. Pelos lados do Pici, o técnico Juan Pablo Vojvoda já pode escalar Sílvio Romero.

Tiago Nunes terá o retorno dos titulares que não atuaram contra o Sergipe por conta da Covid-19: como a dupla de zaga Messias e Luiz Otávio, o retorno de Lima e Vina, que em 2021 foram os cérebros do meio-campo alvinegro, e ainda a reestreia do volante Richardson, tão acostumado com este confronto.

Favoritismo pode até existir na teoria. O Fortaleza passa a impressão de ter um elenco melhor e pelas partidas que fez contra Sousa e Floresta, de ter um time mais estruturado, embora nem jogadores nem comissão técnica admitam isso e demonstrem total respeito ao Ceará. Mas o Ceará, nos últimos confrontos de 2021 levou a melhor, quando o Fortaleza também vinha em um melhor momento naquela competição. E o favoritismo da teoria precisa ser confirmado na prática.

Quem vencer vai ficar com a auto estima elevada para o restante da Copa do Nordeste. Quem perder não terá muito tempo para lamentar o revés, pois o calendário está apertado e outras competições já estão batendo a porta.

Vai ser o primeiro confronto de muitos que ainda podem acontecer em 2022. Outros dois estão garantidos: pela Série A do Campeonato Brasileiro. No Campeonato Cearense, caso cheguem à final, Ceará e Fortaleza podem se enfrentar ainda duas vezes. Na Copa do Nordeste, eles ainda podem se encontrar na semifinal ou mesmo na final (caso terminem, cada um em primeiro no seu respectivo grupo).

O desejo é para que seja um jogo que confirme que o futebol cearense merece cada vez mais destaque no cenário nacional. Que a disputa seja sempre dentro do que permite o esporte.

Transmissão

Na rede ANC a bola rola a partir das cinco da tarde. Felipe Klima vai mandar o recado no primeiro Clássico-Rei do ano com a narração em cima do lance.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir