A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Izolda Cela anuncia fim da cobrança da tarifa de contingência de água

Nesta quinta-feira (05/05), a governadora Izolda Cela (PDT) anunciou o fim da tarifa de contingência de água. A taxa não será mais cobrada a partir o mês de junho em Fortaleza e toda a Região Metropolitana.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A tarifa foi criada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em 2015 sob a justificativa de escassez hídrica na época. Porém, o bom aporte dos reservatórios durante a quadra chuvosa de 2022 permitiu a retirada da taxa. O anúncio foi realizado junto com o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, e o presidente da Cagece, Neuri Freitas.

“Quando nós observamos o macrossistema que serve Fortaleza e a Região Metropolitana, temos o percentual de quase 95% de abastecimento com uma previsão de chegar a 100% no final de maio. Isso nos dá uma autonomia de água para a região servida pelos açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião, por dois anos sem precisar nos servir da água do Castanhão”, explica a gestora.

A chefe do Executivo também ressalta que a situação hídrica no Estado ainda é irregular. Como exemplo, pode-se comparar o Sertão Central com apenas 9%, em Banabuiú, enquanto Coreaú registra 98%.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir