A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ministro Onyx Lorenzoni anuncia programa de geração de empregos para pessoas em situação de informalidade

Nesta terça-feira (8), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, anunciou o Programa de Serviço Civil Voluntário. O intuito é oferecer qualificação e reinserir pessoas em situação de informalidade no mercado de trabalho.

Cerca de 40 milhões de brasileiros estão incluídos nesse grupo, onde mais de 7 milhões de pessoas fazem parte da “Geração Nem-Nem” que consiste naqueles que nem estudam e nem trabalham. Sendo assim, o programa tem como um dos alvos os jovens entre 18 e 29 anos que não possuem qualificação, além de pouca ou nenhuma experiência profissional.

Outro público que será assistido é o de pessoas com mais de 50 anos de idade que estão fora do mercado de trabalho formal. A prioridade é atender beneficiários do Auxílio Brasil e pessoas que possuem o Cadastro Único (CadÚnico). Porém, segundo o ministro, todos aqueles que solicitarem o programa terão acesso às vagas de acordo com a oferta de cada município.

O Programa de Serviço Civil Voluntário proporcionará o período mínimo de um ano para que o beneficiado cumpra as tarefas propostas pelas prefeituras e realizar, ao menos, um curso dentre as 200 opções de capacitação gratuita, que serão oferecidas pelo Sistema S. As prefeituras definirão o valor da bolsa, que será complementada com auxílio transporte.

Onyx Lorenzoni adianta que o funcionamento do programa será da seguinte maneira: meio turno será destinado à realização de alguma tarefa como trabalho e o outro turno será voltado obrigatoriamente por um curso de capacitação a cada semestre.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir