A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Pesquisadores identificam sistema que pode prever gravidade de casos da Covid-19

Teste Rápido Antígeno para Covid-19. Foto: Agência Brasil.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo identificaram um método com potencial para prever a gravidade da infecção por covid-19. Com a análise do plasma sanguíneo, o sistema pode ser utilizado como uma espécie de triagem para os casos mais graves da doença.

As variações na concentração de seis substâncias encontradas no sangue com a infecção, podem resultar na gravidade da doença, como explica o pesquisador do Instituto de Química de São Carlos da USP, Vínicius Ferreira.

“Nós chegamos num rol de 15 compostos que analisamos, seis que têm uma capacidade muito interessante, que além de separar uma pessoa que tem covid de uma sem covid, elas também tem a capacidade de separar as pessoas com covid, entre aquelas que tem covid leve, covid
forte e covid moderada”, explica o pesquisador.

Para validar a técnica, os pesquisadores planejam ampliar o número de amostras e incluir novos grupos no estudo, incluindo pessoas que mesmo vacinadas contraíram o vírus. Além disso, eles pretendem incluir informações sobre gênero e idade nas estatísticas. “Ainda é uma pesquisa com um prol de conceito, porém estamos muito animados com esse resultado, pois eles são muito promissores”, comemora o pesquisador Vínicius Ferreira.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir