A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Primeiros cinco dias de junho chove quase o dobro do esperado para o mês inteiro

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesse mês de junho já choveu quase o dobro do esperado para o mês inteiro. A média esperada para esse período pós quadra chuvosa é de 37,5 milímetros e até o momento já choveu 61,3 milímetros.

Foto: Juarez Rodrigues/EM

Entre as regiões que receberam as maiores precipitações estão o Litoral de Fortaleza liderando com 109,8 milímetros. Em seguida vem a Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns e o Litoral Norte. De todas as macrorregiões, a única que não apresentou um desvio positivo foi o Maciço de Baturité, que registrou apenas 47,2 milímetros dos 81,9 milímetros que eram esperados.

Segundo a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, as chuvas ainda são esperadas em junho e julho, que compreende o período pós-estação. As precipitações são mais reduzidas, mas ainda é aguardada uma média de 52,9 milímetros nesses dois meses.

“Então, não é porque terminou a estação chuvosa, que também encerraram as precipitações aqui no estado. Julho e julho continuam a ocorrer precipitações. A chuva vai a ser associada a outros eventos, como a formação de áreas de instabilidade, principalmente sobre o oceano. Elas se deslocam, se aproximam da nossa costa, levando a formação das nuvens de chuva e aí a ocorrência de precipitações às vezes até bastante intensas”, explica.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir