A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Quadra chuvosa no Ceará é a terceira melhor dos últimos dez anos

Nesta terça-feira (31/05) chegou ao fim a quadra chuvosa no Ceará, que nesse ano figura como a terceira melhor dos últimos dez anos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado dos primeiros quatro meses do ano corresponde a 614,7 milímetros.

Imagem: Roberto Sungi/Estadão Conteúdo

De acordo com os dados, o ano de 2022 fica atrás apenas de 2019 e 2020, que contabilizaram 671 e 727 milímetros, respectivamente. O acumulado nesse ano foi superior ao do ano passado, que foi de apenas 531,9 milímetros.

Um balanço realizado pela Funceme dos meses de janeiro a maio aponta que o maior índice de precipitações foi registrado em março com o total de 265,8 milímetros, o que significa um desvio positivo de 30,7%. Enquanto isso, em fevereiro choveu quase metade abaixo da média com apenas 64,5 milímetros.

Um diferencial desse período foi a boa distribuição das chuvas, o que significa um maior aporte de água nos açudes e nas lavouras. Os maiores acumulados foram nas regiões do Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité. Já as macrorregiões do Sertão Central e da Ibiapaba foram as únicas a ficarem com chuvas abaixo da média.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir