A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Que 2022 seja feliz para o futebol cearense como foi 2021

Por Lúcio Filho
Foto: Reprodução

O ano de 2022 já bate à porta do futebol cearense com um calendário bem intenso. O Campeonato Cearense começa no próximo dia 9 de janeiro. Na primeira fase – sem Ceará e Fortaleza -, as oito equipes (Ferroviário, Caucaia, Icasa, Iguatu, Crato, Pacajus, Atlético e Maracanã) lutam por vagas na segunda fase, quando Fortaleza e Ceará entram, semifinais e contra o rebaixamento.

Das equipes que disputam a primeira fase do Campeonato Cearense, Ferroviário e Atlético-CE estão confirmados na Série C. Três clubes do interior disputarão a Série D: Pacajus, Crato e Icasa, que garantiu vaga após o acesso do Atlético CE para a terceira divisão. O vencedor desta fase confirma participação na Copa do Brasil de 2023 e as três equipes melhores colocadas garantem vaga na Série D de 2023. Caso Ferroviário e Atlético estejam entre as três melhores colocadas, os que ficarem imediatamente atrás desses dois estarão classificados para a competição nacional.

O Atlético CE vai estrear na Série C e fará companhia a Ferroviário e Floresta, que se mantiveram em 2021. A torcida é para que também consigam se manter, embora a diretoria da Águia da Precabura tenha dito que pensa grande e quer classificação. A diretoria coral também declarou que planeja chegar às semifinais do Campeonato Cearense e disputar o acesso na Série C. O Floresta, que também disputa a Série C do Brasileiro, vai jogar a Série B Cearense.

Fortaleza

O Tricolor de Aço vai começar 2022 já pensando em Libertadores. A diretoria está observando o mercado e mais reforços devem ser anunciados. O primeiro foi o lateral esquerdo equatoriano Antony Landázuri, pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda. Outro reforço que chegou ao Pici foi o zagueiro Brayan Ceballos, que estava no time do Deportes Quindío, da Colômbia, e com passagem na Seleção Colombiana Sub-20.

A estreia está prevista para o dia 6 de abril. Adversário e grupo ainda são desconhecidos. Na competição internacional, o Fortaleza já disse que o objetivo é passar da primeira fase. Porém, terminar em terceiro não seria mau negócio, pois estaria classificado para a fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Até a estreia na Libertadores, o Fortaleza vai disputar a Copa do Nordeste. Tempo suficiente para o técnico Juan Pablo Vojvoda observar o time e estudar os adversários da competição internacional.

O Fortaleza vai entrar na Libertadores com o peso de ser o primeiro nordestino a conquistar a vaga direta pelo G4 do Brasileiro e também como melhor nordestino ranqueado na CBF tendo ultrapassado o seu maior rival: o Ceará.

A estreia do Fortaleza no Campeonato Cearense está prevista para o dia 22 de fevereiro, disputa paralela com a Copa do Nordeste e antes da Libertadores. O Leão enfrenta o terceiro ou o quarto da fase de classificação. O adversário vai ser definido por sorteio pela FCF. Caso avance para as fases seguintes, as semifinais e final vão ser disputadas entre 28 de fevereiro e 3 de abril, também em paralelo com a Copa do Nordeste, mas antes de começar a Libertadores.

O Leão ainda tem a Copa do Brasil, mas só entra na competição na terceira fase. Momento em que a disputa da fase de Libertadores deve estar na reta final ou já deve ter acabado.

Para 2022, o sarrafo do Fortaleza subiu. A torcida não deve se conformar somente com uma participação na Liberta como coadjuvante, mas o técnico Juan Pablo Vojvoda sinaliza que vai manter a mesma postura tática de 2022. Os reforços estão chegando e o Fortaleza vai precisar deles.

Ceará

O Alvinegro de Porangabussu chega em 2022 querendo conquistar o título cearense e chegar à final da Copa do Nordeste, competição da qual é o atual vice-campeão depois de ter disputado duas finais consecutivas.

O presidente Robisson de Castro já disse como vai ser a política de contratação para 2022, sempre em comum acordo com o técnico Tiago Nunes e para suprir carências que o elenco apresente. O primeiro reforço anunciado foi a volta do volante Richardson, que subiu com o Ceará da B para A em 2017 e foi campeão cearense em 2017 e 2018.

Até agora o Vozão não apresentou os seus reforços e se reapresenta em 8 de janeiro, visando a temporada de 2022.

O Ceará, assim como o Fortaleza, só entra no Cearense com previsão para 22 de fevereiro, paralelamente à Copa do Nordeste. Caso avance de fase no Cearense, o Ceará estará envolvido na competição local até 3 de abril, antes de começar a Copa Sul-Americana, prevista para 6 de abril. Porém, o Ceará vai disputar a Copa do Brasil desde seu início, podendo estrear dia 23 de fevereiro, com adversário ainda a ser conhecido.

Em 2021, o Ceará esteve liderando as cinco rodadas da Sula e perdeu a classificação para a fase seguinte na última rodada, mas não deixou de fazer uma boa campanha, apesar da bronca da torcida.

O técnico Tiago Nunes já ganhou a Copa do Brasil e a Sul-Americana com o Athlético PR. Conhece bem essas duas competições. O objetivo do Ceará na Sula é passar da primeira fase, enquanto na Copa do Brasil é chegar às quartas de final, mas para isso vai precisar reforçar o elenco.

Uma das principais broncas da torcida em 2021 foi a lentidão da transição da bola do meio campo para o ataque e a fase dos atacantes alvinegros este ano não foi das melhores.

No cômputo geral em 2021, o Ceará fez uma campanha muito boa, conquistando a classificação para a Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo e passando longe do rebaixamento, mas o aspecto técnico e a postura em campo podem ter irritado a torcida (até com razão). Entretanto, 2022 vai exigir uma postura diferente do alvinegro. O técnico Tiago Nunes demonstra ter esta consciência e promete mudanças resta somente esperar a bola rolar para ver como isso vai ser colocado em prática.

O ano de 2022 tende a ser um grande ano para o futebol cearense. Nas competições internacionais, os times cearenses tendem a representar bem o nosso Estado e não seria utopia ver um deles em condições de chegar a uma final de Copa do Brasil, por exemplo, feito já alcançado pelo Ceará, talvez em condições mais adversas que as de hoje.

Como únicos representantes nordestinos na Série A, Fortaleza e Ceará entram na competição nacional, que está prevista para começar em abril, respeitados e como equipes que devem passar bem longe da zona de rebaixamento. Que as previsões se confirmem e que as duas torcidas só tenham motivos para comemorar.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir