A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inaugurou uma nova adutora de aproximadamente 16.200 metros no distrito de Trapiá, em Santa Quitéria. O investimento foi de cerca de R$ 907 mil. Essa adutora é responsável por captar água do Açude Paulo Sarasate, popularmente conhecido como Araras, em Varjota, utilizando o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Sangradouro. A gestão é feita pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural – Bacia Acaraú e Coreaú (Sisar-BAC).
Com a conclusão da instalação da adutora, a operação dos 15 carros-pipa, que estavam sendo utilizados para compensar a interdição dos poços, foi encerrada. O novo sistema de abastecimento, com capacidade de bombeamento de 18 metros cúbicos por hora irá beneficiar aproximadamente 1.255 moradores da região. O quantitativo equivale a 18 mil litros.
A instalação da adutora ocorre após a contaminação de três poços, que apresentaram níveis de urânio até sete vezes superior ao limite permitido, levando à sua interdição. A água captada será encaminhada para uma estação de tratamento, que a capacidade foi duplicada para suportar o novo volume e pressão. Além disso, uma nova estação elevatória de água tratada foi construída para direcionar a água até os reservatórios de Trapiá.
Segundo o governador Elmano de Freitas, a situação pode levar a uma reavaliação do apoio do Estado ao projeto de exploração de urânio e fosfato em Santa Quitéria. Isso dependerá dos resultados das novas análises de potabilidade da água e da testagem da população em parceria com o Ministério da Saúde.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) também está acompanhando o caso e esclareceu que o urânio apresenta duas formas de toxicidade: química e radiológica, sendo a primeira a mais restritiva.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.