PUBLICIDADE

Nova etapa do Malha D’Água amplia abastecimento no Sertão Central

Nesta terça-feira (12/08), o Governo do Ceará inaugurou o setor 1 do Projeto Malha D’Água, em Banabuiú. A obra foi conduzida pelo Consórcio Águas do Sertão, responsável pela construção da estação de tratamento de água. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia e afirmou que o projeto garante água ultrafiltrada para as famílias da região mesmo em períodos de seca.

“Esse projeto foi pensado para que a gente tivesse uma grande estação de tratamento de água, instalada em um açude mais resiliente a seca e que essa estação proporcionasse a qualidade necessária para a água tratada. A partir dela, obviamente, a ideia é distribuir para os municípios. Em vez de pensarmos em uma estação de tratamento para cada município, optamos por uma estrutura de grande porte, com controle, boa qualidade, profissionais qualificados e que já envie essa água para os municípios contemplados”, explicou Neuri Freitas, presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Nova etapa do Malha D’Água amplia abastecimento no Sertão Central
Foto: Helene Santos/Casa Civil

Na ocasião, também foi inaugurado o Sistema Adutor Banabuiú do Sertão Central, que captará água do Açude Arrojado Lisboa e distribuirá para nove sedes municipais. São elas: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca. Ainda serão contempladas 38 sedes distritais.

A extensão total do sistema é de 688 km, beneficiando aproximadamente 280 mil pessoas. O investimento total do projeto é de R$ 675 milhões e a segunda fase contemplará Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim.

O projeto contou com participação da comunidade por meio do Comitê do Malha D’Água, que incluiu representantes da sociedade civil, governos municipais e legislativo. O comitê atuou na transparência do projeto, oferecendo informações, cursos e capacitação à população.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir