Amanhã (1), será empossada no Planetário 13 de Maio em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), a nova Mesa Diretora. O deputado Fernando Santana (PT) preside a sessão que empossa Romeu Aldigueri (PDT) como novo presidente, assim como os novos membros do colegiado, ao lado dos deputados Danniel Oliveira (MDB), como 1° vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2° secretário; Felipe Mota (União), 3° secretário, e João Jaime (Progressistas), como 4º secretário. Os deputados Luana Régia (Cidadania), Emilia Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1ª, 2ª e 3º suplentes.
Eleição ocorreu no ano passado
Aldigueri foi eleito presidente da ALECE com um único voto contra. Dos 46 deputados, 45 estiveram presentes, foram então registrados 44 votos “sim” e 1 voto “não” que veio do pai de André Fernandes (PL), o deputado Alcides Fernandes (PL), com uma sessão que contou com a ausência de Carmelo Neto (PL), também da oposição. No rescaldo da eleição municipal em Fortaleza, havia apenas uma chapa inscrita. A nova composição da mesa diretora do Legislativo foi costurada com os demais deputados e atuará no próximo biênio 2025/2026.
Após a eleição, ainda no fim do ano passado, o presidente recém eleito que agora tomará posse, disse que a Assembleia saia fortalecida, e que procurou junto com os deputados, a construção de uma mesa de consenso, eclética, com oito partidos políticos, e com três mulheres na composição. A deputada Larissa Gaspar (PT) será a primeira a ocupar uma vice-presidência. A mesa também conta com deputados de situação, de oposição e independentes.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC