Para reconhecer, incentivar e respeitar os direitos das pessoas com deficiências ou transtornos, o município de Nova Russas, a 304km de Fortaleza, implantou o “Meu Mundo Colorido”. Pouco mais de dois anos após ser instituído na gestão de Giordanna Mano, o programa foi contemplado com uma sede própria no dia 9 de novembro, estrutura que deve aprimorar os serviços ofertados às centenas de pessoas beneficiadas com o programa.
Agora, o município vai contar com equipamentos que trabalham a aprendizagem, o desenvolvimento biológico, psicológico e social dos atendidos pela ação. Uma das chaves para alavancar o que já é realizado é o trabalho intersetorial, que envolve todas as Secretarias e repartições que compõem a gestão municipal. Através deste reforço, o “Meu Mundo Colorido” conta com uma equipe multidisciplinar, que oferta uma gama de ações para o público-alvo.
Estrutura
Até o momento, o programa já conta com 459 inscritos, o que resulta em 1.100 atendimentos mensais. Com a nova estrutura, profissionais de pelo menos oito categorias terão melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades em prol de crianças e adolescentes com deficiência em Nova Russas.
De acordo com a prefeita Giordanna Mano, o programa é o reflexo de uma gestão que prioriza a qualidade de vida da população. “Nova Russas comemora 101 anos e nós damos mais um passo para inclusão no nosso município. Desde o início da minha gestão, procuramos melhorar o ‘Meu Mundo Colorido’ a cada mês. O fortalecimento do programa vem com essa equipe multidisciplinar, agora contando com o atendimento de um neuropediatra. Quanto à estrutura, trazemos melhorias para as pessoas com essa sede própria, Agora contamos com piscinas adaptadas;com condições ideias para realizarmos as terapias, além de cuidarmos da parte psicológica da família dessas crianças”, destacou.
Profissionais engajados no “Meu Mundo Colorido”:
- Fonoaudiólogo;
- Psicólogas;
- Educador Físico;
- Intérprete de Libras;
- Terapeuta ocupacional;
- Nutricionista;
- Neuropediatra.
Confira serviços que contemplam os beneficiários do programa:
- Cartão Prioridade;
- Diagnósticos precoces de Transtorno do Espectro Autista;
- Promoção do protagonismo da criança e do adolescente com deficiência refletindo sobre sua condição atual;
- Elevação da autoestima, senso de pertencimento, autonomia e bem-estar da criança e do adolescente com deficiência;
- Garantia de uma cidade com mais de cidadania, inclusão e acessibilidade;
- Estimular e fortalecer os laços familiares dos pais e/ou responsáveis no convívio familiar e comunitário.
Para promover a igualdade e a cidadania da pessoa com deficiência, foi instituída uma política municipal de proteção dos direitos deste público em 2018. Nesse contexto, passou a ser considerada pessoa com deficiência aquelas que possuem um comprometimento de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em situação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.