A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passou a oferecer os serviços da Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis) em sua nova sede, localizada no bairro Passaré (Av. Juscelino Kubitschek, 5451), com o objetivo de proporcionar atendimento mais confortável e acessível para passageiros com deficiência e idosos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, mediante agendamento prévio pelo site da Etufor.
Na nova sede, os cidadãos podem solicitar o Bilhete Único para transporte coletivo, o Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, o Cartão da Pessoa Idosa e o Cartão de Gratuidade para Pessoas com Deficiência, reforçando o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com acessibilidade, inclusão social e qualidade no atendimento.
O atendimento continua sendo oferecido de forma descentralizada em oito outros pontos da cidade: Central de Atendimento do Shopping RioMar Kennedy, Regional VIII, Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi, e unidades do Vapt Vupt nos bairros Antônio Bezerra, Centro (Shopping Central), Messejana, Papicu (RioMar Fortaleza) e Parangaba, mantendo o mesmo horário de funcionamento.
Para solicitar os cartões, é necessário apresentar documentação específica:
Bilhete Único: RG, CPF e comprovante de endereço. Uso pessoal e intransferível, sem direito a acompanhante.
Bilhete Único para mobilidade reduzida não-aparente: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico original e cópia. Avaliação feita pela Etufor.
Cartão da Pessoa Idosa: Destinado a pessoas com 65 anos ou mais. Documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Sem direito a acompanhante.
Cartão de Gratuidade para Pessoas com Deficiência: Destinado a pessoas com deficiência de longo prazo (física, mental, intelectual ou sensorial), residentes em Fortaleza, fora do mercado formal, beneficiárias do BPC ou inscritas no Cadastro Único, com renda per capita familiar de até um salário mínimo.
Documentos necessários:
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Com BPC: laudo médico, histórico do BPC, RG e CPF do requerente (e representante, se houver), certidão de nascimento da criança (quando aplicável), comprovante de residência, duas fotos 3×4.
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Sem BPC: laudo médico com exames específicos, declaração do CRAS ou Regional, inscrição no Cadastro Único, RG e CPF do requerente (e representante), certidão de nascimento da criança (quando aplicável), comprovante de residência, Carteira de Trabalho ou extrato CNIS, declaração de afastamento se necessário, duas fotos 3×4.
Para solicitar os serviços do Cartão de Gratuidade para pessoas com deficiência, Bilhete Único, bilhete único de mobilidade reduzida não aparente e Cartão da Pessoa Idosa, o agendamento é feito por meio do site Etufor.