Foi anunciado nesta semana que a partir deste mês, o Brasil irá ajustar sua estratégia nacional de vacinação contra a Covid-19, direcionando foco para crianças a partir de 5 anos de idade outros e grupos prioritários específicos.
De acordo com as novas diretrizes, pessoas a partir de 60 anos, bem como aquelas com condições imunocomprometidas, gestantes e puérperas, devem receber a segunda dose do imunizante com um intervalo de seis meses. Já para os demais grupos, a recomendação é a aplicação anual da vacina. A inclusão da faixa etária de crianças de seis meses a menores de cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação vem em resposta à necessidade de mitigar casos graves da doença nessa parte população. A Secretaria da Saúde do Ceará esclareceu que a vacinação dessas crianças não está vinculada a esquemas anteriores de imunização.
A ênfase na importância da vacinação contínua foi destacada em nota técnica, que também encoraja a realização periódica do “Dia D” de incentivo à vacinação. O objetivo principal é ampliar a cobertura vacinal em todo o território nacional, com especial atenção para proteger as crianças e os grupos considerados mais vulneráveis à Covid-19.