O Município de Novo Oriente, localizado a 395 Km de Fortaleza, recebeu o “Prêmio Município Sustentável” do Banco do Brasil pela instalação de energia solar no município. O projeto teve seu início em setembro de 2023 e, atualmente, opera a 39% de sua capacidade total.
Embora o projeto de energia solar ainda não esteja em pleno funcionamento devido à finalização de alguns sistemas e à espera da conexão pela Enel, desde sua implementação, a Novo Oriente já obteve uma economia de R$ 79.578,00.
Segundo Diego Maradona, Fiscal de Serviços Elétricos e Iluminação Pública do município, até junho de 2024, o sistema estará 90% conectado e, em agosto, estará operando em sua capacidade total.
A vice-prefeita do Novo Oriente, Jane Chaves, destaca a importância de um projeto como esse se tornar uma ação que impacta diretamente a economia da cidade. “O projeto de energia solar no município de Novo Oriente é uma ação inovadora, tendo como foco as energias renováveis. A economia gerada com essa ação impacta na capacidade do município investir mais em outros setores. Assim, considero que o investimento em energias renováveis é o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável”, declara.
A energia solar está presente em 16 prédios públicos do município, são eles:
- Escola Francisco Rufino (Sede)
- Escola Eufrasino Neto (Sede)
- Escola Otávio Rodrigues (Sede)
- Creche Antonia Rodrigues (Sede)
- Escola Francisco Alexandre (Sede)
- Escola Francisco Edson (Zona Rural)
- Escola Maria de Sousa Marques (Zona Rural)
- Escola Francisco das Chagas Mota (Zona Rural)
- Escola Brisa (Sede)
- Prefeitura Municipal (Sede)
- Secretaria de Infraestrutura (Sede)
- UAPs Centro de Saúde (Sede)
- UAPs Açude Oriente I (Sede)
- Hospital (Sede)
- UAPsTrecho Crateús (Sede)
- CRAS (Sede)