A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Novo Oriente realiza campanha contra a Doença de Chagas; Saiba mais

Foto: Reprodução

 

Descoberta no início do século passado pelo médico e epidemiologista Carlos Chagas, a “Doença de Chagas” é causada por um parasita e transmitida principalmente através do percevejo conhecido como  “barbeiro”.

O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi, que se hospeda no homem e nos animais e atua no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha, embaixo de pedras e em casas de pau-a-pique. Nas casas, escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.

Transmissão

A transmissão ocorre através das fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.

 

Fique Atento

A Secretaria municipal de Saúde orienta a população que ao identificar e capturar o mosquito, deve ser levado até um ponto estratégico que estão localizados em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Confira os pontos de informação em Novo Oriente:

Sede
Departamento de Endemias – Rua Dona Joana.
Ubs Trecho Crateús – Avenida Francisco Rufino.

Zona Rural
Ubs Santa Maria.
Ubs Agrovila.
Ubs São Raimundo.
Ubs Palestina.
Ubs Três Irmãos.
Ubs Emaús.
Ubs Monte Alegra.

Ao chegar à UBS, o Barbeiro é encaminhado ao departamento de endemias para testagem. Se for confirmado que o barbeiro é positivo para Chagas, os agentes de endemias irão fazer uma borrifação para eliminar o foco do inseto.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir