PUBLICIDADE

Novo sistema da Embrapa orienta cultivo e manejo do amendoim

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou um novo sistema de produção voltado ao cultivo do amendoim, com orientações técnicas destinadas a produtores rurais e profissionais da cadeia produtiva da oleaginosa. A iniciativa busca apoiar o planejamento agrícola e contribuir para a superação de desafios enfrentados pelo setor no Brasil.

Com abordagem abrangente, a publicação reúne recomendações atualizadas sobre condições ideais de clima e solo, escolha de cultivares, produção de sementes, práticas de plantio, adubação, manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. Além disso, também há orientações sobre colheita, pós-colheita, mercado, comercialização, custos e rentabilidade.

No cenário nacional, a cultura do amendoim tem apresentado expansão nos últimos anos, com destaque para o estado de São Paulo, que lidera a produção brasileira. Outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, também vêm ampliando a área cultivada.

Novo sistema da Embrapa orienta cultivo e manejo do amendoim
Foto: Reprodução/Pinterest

Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a safra 2024/2025 deve ultrapassar um milhão de toneladas, volume que representa crescimento de 60% em relação ao ciclo anterior. O desempenho é atribuído, principalmente, aos investimentos em pesquisa e ao aumento da demanda externa por alimentos com alto teor proteico.

Elaborado por pesquisadores com atuação em melhoramento genético, manejo da cultura e produção de amendoim, o material técnico teve como editores Augusto Costa, Dartanhã Soares e Taís Suassuna, da Embrapa Algodão. Segundo os editores, as características dos grãos das cultivares alto oleicas e os protocolos de controle de qualidade, especialmente na pós-colheita, contribuem para o reconhecimento do amendoim brasileiro.

Para os responsáveis pela publicação, o avanço da produção brasileira está associado ao desenvolvimento de cultivares rasteiras do tipo runner, mais adaptadas à colheita mecanizada. Outro fator é o aprimoramento do manejo da fertilidade do solo e das práticas nutricionais e fitossanitárias.

Além da relevância econômica, o amendoim possui papel estratégico na segurança alimentar. Rico em óleo, proteínas e vitaminas, o cultivo pode ser realizado em diferentes condições climáticas e sistemas produtivos, atendendo à demanda por alimentos seguros, saudáveis e nutritivos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir