PUBLICIDADE

Novo trecho do VLT de Fortaleza deve transportar 35 mil passageiros por dia

Além da alta quantidade de passageiros transportados pelo VLT de Fortaleza diariamente, a obra deve impactar na geração de empregos - (Foto: Governo do Estado)
Além da alta quantidade de passageiros transportados pelo VLT de Fortaleza diariamente, a obra deve impactar na geração de empregos – (Foto: Governo do Estado)

A capital cearense ganhará mais um reforço no setor de mobilidade urbana. A expectativa é que, até o início do segundo semestre de 2027, seja entregue mais um trecho do VLT de Fortaleza. A obra, de 5,1km de extensão, vai ligar o aeroporto da cidade à Arena Castelão, passando pela estação do Condomínio Espiritual Uirapuru.

Com o investimento de R$ 180 milhões no trecho, a obra possibilitará o transporte de mais 35 mil passageiros por dia. Presente no evento de assinatura da ordem de serviço, o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou o impacto desse investimento na parte estrutural de Fortaleza.

“A importância dessa obra de mobilidade urbana terá efeitos em diversos setores, possibilitando uma oportunidade de fácil acesso a atividades do cotidiano, eventos esportivos, religiosos e culturais”, afirmou.

Os responsáveis por tocar a obra terão o prazo de 24 meses para a conclusão. No entanto, o governador Elmano de Freitas afirmou que não faltarão recursos para a realização da entrega até o final de 2026. De acordo com Rogério Pinheiro, secretário de Esportes do Estado, a estratégia do gestor é assertiva, já que a capital será palco de um importante evento.

Fortaleza será uma das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol feminino, a ser realizada em 2027. Segundo Pinheiro, a cidade precisa estar cada vez mais preparada para eventos de grande porte na parte esportiva.

“Temos grandes dificuldades em dias de jogos, principalmente às 19h, como foi  Ceará contra Mirassol. Uma obra desse porte terá um grande impacto, facilitando esse eixo de deslocamento. Nosso estádio tem recebido importantes jogos. Ceará e Fortaleza têm levado nosso nome para o Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores”, destacou.

Impacto do VLT de Fortaleza

A expectativa é de que com o decorrer da obra, sejam gerados 350 empregos. Com capacidade para transportar até 360 passageiros por composição, as duas novas estações do VLT vão beneficiar, diretamente e indiretamente, 44 bairros da capital, além de municípios da Região Metropolitana, como Caucaia, Maracanaú e Pacatuba. Esse impacto se deve à integração com a estação Expedicionários, que conecta o sistema a áreas da cidade, como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, esse cenário amplia o alcance do transporte e facilita o deslocamento diário da população. “”O mais importante disso tudo é a integração dos modais dos transportes de Fortaleza. A assinatura da ordem de serviço vai proporcionais a construção de dois mini terminais. As equipes irão dialogar e quem ganha é a população de bairros como Passaré, José Walter São Cristóvão, dentre outros”, detalhou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir