PUBLICIDADE

Novos remédios para lúpus entram no rol de cobertura dos planos de saúde

A partir de 3 de novembro, os planos de serão obrigados a oferecer cobertura para dois medicamentos utilizados no tratamento do lúpus, o anifrolumabe e o belimumabe. A inclusão dos fármacos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi aprovada nesta semana.

Foto: Reprodução

O Lúpus é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as próprias células do corpo. Ele pode se manifestar em duas formas: o lúpus cutâneo (LC), que afeta apenas a pele e causa lesões características em formato de “borboleta” no rosto, e o lúpus eritematoso sistêmico (LES), mais comum e considerado o tipo mais grave, por comprometer órgãos internos, principalmente os rins.

Os medicamentos passam a ser indicados para pacientes adultos com LES que apresentam recorrência da doença e sintomas persistentes mesmo após a terapia padrão. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas sejam beneficiadas com a medida.

Essa é a primeira vez que a ANS inclui no rol medicamentos específicos para o tratamento do lúpus. Em 2024, o belimumabe já havia sido incorporado, mas restrito aos casos de nefrite lúpica, complicação renal da doença.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir