A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

O 3º destino mais procurado pelo programa Voa Brasil é o Ceará

Foto: Reprodução da Internet/Aeroin

Ampliar o acesso ao transporte aéreo é a finalidade do Voa Brasil, que tem o Ceará como o terceiro destino mais buscado no país pelo público-alvo do programa. Trata-se de uma ação do Governo Federal que vem apresentando resultados expressivos desde o seu lançamento realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).

São Paulo e Rio de Janeiro superam a cidade de Fortaleza. Elas ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. Já o Ceará se destaca como o destino mais procurado da Região Nordeste, ultrapassando estados como Pernambuco e Bahia, que fecham o ranking dos cinco mais buscados.

Mesmo sabendo que os grandes centros urbanos lideram as buscas, o MPOR frisa que cidades de médio e pequeno porte, que costumam ser atendidas pela aviação regional, têm contabilizado um aumento no interesse do público-alvo. Um exemplo desse registro é Juazeiro do Norte, no Cariri, que aparece como o segundo destino mais procurado na região Nordeste.

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o programa é fundamental para democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que mais brasileiros possam viajar pelo país. A gestora da pasta comemora o destaque do estado entre as buscas. “Estamos muito felizes com o resultado. Isso mostra que o público do programa está interessado em conhecer a diversidade de atrativos do Ceará, seja na capital, seja no interior, rico em ecoturismo, turismo paleontológico e com o forte apelo da fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, pontuou.

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil está contribuindo para a ampliação do número de passageiros no modal aéreo. “Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso país”, revelou.

Foto: Reprodução da Internet/TechTudo

* As Passagens

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm a chance de voar para destinos em todos os estados brasileiros, com passagens custando até R$ 200,00 por trecho. Cerca de 10 mil passagens já foram reservadas até o momento pela plataforma do programa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora representem mais de 10% da população, pessoas com mais de 65 anos correspondem a apenas 2% dos passageiros em voos comerciais no Brasil.

* O funcionamento do Voa Brasil

Inovador. É o que pode se dizer do programa Voa Brasil que procura usar assentos vazios em voos comerciais para oferecer passagens a preços acessíveis. As passagens são disponibilizadas durante períodos específicos do ano por companhias aéreas participantes, que aproveitam eventuais assentos vazios em seus voos.

Isso mostra que, em vez de aeronaves decolarem com assentos vazios, esse lugares podem ser ocupados por um custo reduzido pelos beneficiários do Voa Brasil, que são os aposentados pelo INSS. É através da plataforma GOV.BR que é feita a reserva. Os usuários podem, por meio desse endereço, selecionar voos e datas de acordo com a disponiblidade do programa.

Foto: Reprodução da Internet / Ache Concursos

* O programa é voltado pra quem?

Destinado a vários grupos de cidadãos que podem não ter acesso regular ao transporte aéreo, o Voa Brasil é direcionado aos aposentados que não viajaram nos últimos 12 meses. Como forma de garantir a segurança e autenticidade, é preciso que os participantes tenham uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR.

* Como fazer pra se cadastrar no programa?

É necessário fazer o cadastro no sistema para aproveitar os benefícios do Programa Voa Brasil. O processo de inscrição é simples e pode ser realizado online. O primeiro passo é criar uma conta no Gov.Br; o segundo é aceitar o sistema e escolher um voo; e o terceiro é finalizar a sua reserva.

> A imagem da CAPA é reprodução da internet/QueroQuitar.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir