O planejamento para a implantação de um porto seco no projeto de construção da ferrovia Transnordestina, no Ceará, segue avançando. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), confirmou que a implantação deve ocorrer na região do Sertão Central.
O governador destacou a importância de Senador Pompeu sediar o porto seco, devido ao grande potencial do polo calçadista local, o que contribuirá para a redução dos custos logísticos e de insumos, além de viabilizar a atração de mais indústrias calçadistas para o estado.
“Fizemos um acordo com a empresa para construir um grande centro de distribuição de matéria prima para o polo calçadista. A importância disso é que a pequena fábrica que sai do Sul do País para produzir no Ceará não possui recursos e volume suficiente para trazer a matéria prima de tão longe”, ressaltou o governador.
Conversas estão sendo realizadas com a concessionária Transnordestina Logística, que dará a decisão final, dependendo de diversos fatores, como avaliações logísticas, impacto econômico e suporte local.
Segundo Elmano, a intenção é que o porto seco seja implementado entre o final de 2026 e o início de 2027, juntamente com a inauguração da Transnordestina.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC