PUBLICIDADE

O que dizem os planos de governo dos candidatos à prefeitura de Fortaleza?

Faltando dois dias para o segundo turno da eleição municipal em Fortaleza neste domingo (27), trazemos os principais pontos dos planos de governo nas principais áreas das propostas dos candidatos na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, dentre outros. É possível ver os planos de governo completos no site do TRE. O plano do candidato André Fernandes 9PL), possui 72 páginas, enquanto a de Evandro Leitão (PT) tem 15. Ambas divididas por eixos 

O plano do candidato do PL, ‘André Fernandes: Coragem para Mudar’ inicia com o os chamados princípios e valores e segundo a apresentação, foi feito de maneira colaborativa e que um ainda oficial será publicado posteriormente. O plano de Evandro ‘Juntos, Fortaleza Pode Mais’, apresenta uma proposta feita por 23 grupos temáticos e formulários colaborativos preenchidos via web, que resultaram na construção da sua coligação. Vamos aos principais tópicos, fazendo um comparativo entre os projetos para a cidade.

Saúde

Na área da saúde, o candidato André Fernandes propõe a criação da Casa do Autista, para atendimento especializado de crianças e adultos, criar também o Saúde Toda Hora, que iria enfrentar as longas filas e locais com infraestrutura precária, assim como postos de saúde com horário estendido, fazer reformas nas unidades já existentes e implementação de telemedicina para expandir o alcance do atendimento médico. Outro programa apresentado no programa de governo é o chamado Saúde da Gente, que usaria os agentes de saúde para atendimento de grupos vulneráveis. 

Evandro Leitão propõe em seu programa frentes que envolvem a criação de programas na área de saúde como o Fortaleza Cuida, para a “proteção integral à pessoa idosa, crianças e pessoas com deficiência física ou mental, temporária ou definitiva”, também voltada para pais e mães atípicos, e apresenta também o uso de inteligência artificial para otimizar a distribuição de remédios, um programa de ampliação de atendimento bucal e mental, e assim como seu adversário na disputa, a candidatura do PT propõe a redução de filas por meio de parcerias com clínicas de saúde privadas, além de aumentar o horário de atendimento dos postos de saúde.

Educação

Quanto a educação, Evandro Leitão visa uma parceria mais forte com o governo do estado quando apresenta as propostas para a educação municipal, como implementar o Mais Infância Fortaleza, e ter o auxílio da Secretaria de Proteção Social para identificar as áreas de maior vulnerabilidade social para a construção de espaços comuns até nos aspectos de segurança pública e educacionais, visa aumentar o número de escolas de tempo integral na capital, fortalecer o alfabetização na idade certa e aumentar o número de creches, além de requalificar o EJA no ensino de adultos.

André Fernandes coloca em seu plano de governo um eixo comum da educação com a tecnologia, como o uso de ferramentas tecnológicas para aumentar o nível de conhecimento dos estudantes, no que se apresenta como uma “democratização” do acesso à pesquisa, e implementar o Wifi para Todos nesse sentido. Coloca também como uma das propostas, o uso de ferramentas que desenvolvam aspectos empreendedores e de controle emocional, aperfeiçoando e melhorando a valorização dos professores, além de um programa específico chamado EDP: Educação com Prevenção às Drogas, com ocupação nas escolas aos fins de semana.

Segurança

Na área de segurança pública, o candidato do PL coloca como principal frente a criação do ROMU, que seria o Ronda Ostensiva Municipal, que iria atuar nas áreas mais vulneráveis da cidade, no que seria considerado um grupo de elite com treinamento especializado e uma presença constante nas ruas, além de uma integração de todas as forças de segurança nesse sentido. O uso de tecnologia retorna ao plano do candidato nesse sentido para o uso de reconhecimento facial e análise de dados, além da criação de um laboratório de estudos da violência e implementar distritos municipais de segurança para otimizar as respostas junto à população.

Como visto anteriormente, Evandro Leitão, caso eleito, busca no seu plano de governo uma parceria mais forte com o governo do estado na área de educação visando uma proteção maior em áreas de maior vulnerabilidade, e nisso também entraria a Secretaria de Segurança Pública, e isso se aplicaria na criação no chamado programa  Segurança Cidadã Integrada, onde entraria também o governo federal numa política especial em territórios vulneráveis, além de descentralizar a guarda municipal e integrá-las às forças estaduais, e num olhar específico para as mulheres, o programa Pró Mulher iria reestruturar e qualificar a rede de apoio à mulher vítima de violência.

Mobilidade Urbana

Quanto à mobilidade urbana, os planos de governo de ambos os candidatos apresentam propostas similares, como uma requalificação da malha viária da cidade, dar maior segurança aos usuários do transporte público, mas com algumas diferenças. André Fernandes propõe acabar com a Zona Azul e as multas por viseira levantada, enquanto Evandro Leitão propõe o Passe Livre também aos fins de semana para estudantes. Evandro Leitão coloca em seu plano de governo uma maior proximidade com os usuários de motos, como ponto de apoio para entregadores, além de plantio de árvores em corredores verdes da cidade. Já Fernandes visa implantar o transporte sustentável e elétrico.

Moradia

Evandro Leitão destaca no seu plano de governo, que existem hoje em Fortaleza, cerca de 142 mil pessoas em situação de extrema pobreza, um número que segundo o documento aumentou. Leitão coloca como frente de enfrentamento primeiro reduzir a desigualdade social e também territorial da cidade, com habitação inclusiva para moradores mais vulneráveis e um trabalho mais próximo às pessoas em situação de rua, além de um plano alimentar municipal que esteja ligado a essas frentes.

Quanto às propostas de André Fernandes, não foi possível identificar nos eixos infraestrutura ou cidadania, ações específicas no plano de governo voltadas a essa temática. 

Emprego e renda

Quanto ao desenvolvimento econômico da cidade e por consequência a geração de emprego e renda, o candidato do PL apresenta propostas principalmente voltadas ao desenvolvimento da economia local ligadas ao empreendedorismo, valorizando ações de reinserção ao mercado de trabalho pessoas desempregadas, favorecer ideias de um primeiro negócio, fortalecer a economia dos bairros, além de incentivos fiscais e fomentar o crescimento de startups. Mas sua principal proposta é o Programa Alvará Único, onde eliminaria a renovação anual no comércio, a simplificação dos negócios com redução de burocracia, e fazer parcerias com universidades e iniciativa privada no desenvolvimento de políticas econômicas para a cidade.

Já Evandro Leitão apresenta como principal proposta nessa área, uma rede pública de espaços compartilhados, os chamados coworking, além de uma série de iniciativas voltadas à qualificação profissional e digital para diferentes públicos, como o Fortaleza Por Elas, para a qualificação de mulheres líderes de família e do seu próprio negócio, além do Fortaleza Conecta para acesso livre a internet na cidade, como também o Emprega Tech, que visa dar condições as habilidades de pessoas que são ligadas a tecnologia, fora a criação de um programa ligado ao apoio de trabalhadores autônomos com aplicativo próprio, o chamado APP FAZ TUDO, além de centros de economia popular e crédito orientado.

Cultura e Meio Ambiente 

André Fernandes coloca a cultura como um meio de priorizar a formação local de artistas e que atuem em suas próprias comunidades, e apoiar eventos que não tenham ligação governamental mas sim impacto sociocultural na cidade, no que segundo o plano, aumentaria a democratização do acesso à cultura, como também nas escolas, dando destaque ao esporte como exemplo disso. Quando se observa a sustentabilidade ambiental, o programa de governo do candidato do PL coloca como prioridade parcerias com cooperativas de recicladores, e uma política de resíduos e limpeza urbana, como também a extinção da Taxa do Lixo, revitalizar as áreas verdes existentes, criar novas e fomentar a reciclagem empresarial por meio do reaproveitamento de materiais. 

Uma gestão participativa é o que propõe Evandro Leitão quando se fala em meio ambiente. O candidato coloca outras frentes para esse enfrentamento, como um programa de agricultura e permacultura urbana agroecológica, aumentando as áreas verdes como também a oferta de hortaliças orgânicas visando a segurança alimentar, além de assistência aos pets como programa SOS PET, com atendimento no resgate de animais e primeiros socorros. Requalificar os parques urbanos faz parte das propostas de Evandro, em via de criar um maior turismo ecológico na cidade. Na cultura, uma ampliação da rede de CUCAs e espaços compartilhados pela juventude, associar-se às políticas estaduais e federais de fomento do esporte.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir