PUBLICIDADE

Obesidade e sedentarismo impulsionam aumento da artrose precoce, alerta estudo

A degeneração progressiva da cartilagem articular, conhecida como artrose, é comumente associada ao envelhecimento. Porém, tem apresentado incidência crescente entre adultos jovens. Uma pesquisa publicada no The Lancet Rheumatology revela que 15% das pessoas acima dos 30 anos já possuem sintomas da doença.

Os fatores que contribuem para o desgaste articular são diversos, incluindo a prática excessiva de atividades físicas de alto impacto, como o crossfit. Entretanto, a obesidade e o sedentarismo figuram como as principais causas para o aparecimento precoce da artrose. Conforme o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 31% dos adultos estão obesos e quase metade da população brasileira não realiza exercícios físicos na frequência e intensidade recomendadas.

Sintomas

Os efeitos da artrose vão além da dor, provocando rigidez, inchaço e limitação dos movimentos, o que pode comprometer as atividades diárias. Entre as articulações afetadas, o quadril se destaca por sua importância para a mobilidade e equilíbrio corporal.

Obesidade e sedentarismo impulsionam aumento da artrose precoce, alerta estudo
Foto: Divulgação

O ortopedista Marcos Giordano, presidente da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), destaca que o tratamento da artrose varia conforme seu estágio. “Quando diagnosticada em estágios iniciais, é possível adotar medidas conservadoras, como fisioterapia, fortalecimento muscular, controle do peso e o uso de medicamentos para dor e inflamação. Porém, quando o desgaste se torna severo, o tratamento pode evoluir para procedimentos cirúrgicos, como a artroplastia total de quadril, cirurgia que substitui a articulação por uma prótese”, explica.

Prevenção

Frente à previsão de que quase um bilhão de pessoas serão afetadas pela artrose até o fim deste ano, o especialista reforça a urgência de promover estilos de vida mais saudáveis. “Ter o peso ideal e praticar atividade física sempre foi algo importante. Porém, diante desse aumento de casos de artroses em pessoas mais jovens, é necessário que isso seja mais incentivado”, alerta.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir