PUBLICIDADE

Obra de duplicação do Eixão das Águas inicia no Ceará

Através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o Governo do Ceará deu início à duplicação do Eixão das Águas. Esta obra ampliará a capacidade de transporte de água de 11 m³/s para 22 m³/s, com o intuito de suprir as demandas de água da Região Metropolitana de Fortaleza, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e das áreas de irrigação no Vale do Jaguaribe.

Com a duplicação, o abastecimento de água será garantido para mais de 4,6 milhões de cearenses, o que representa quase metade da população do estado. O projeto não se limita ao abastecimento urbano, pois também visa atender às exigências da agricultura irrigada e da indústria. A ampliação do Eixão das Águas assegura o uso dos recursos provenientes do Açude Castanhão e do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Obra de duplicação do Eixão das Águas inicia no Ceará
Foto: Divulgação

Entre as intervenções previstas, o destaque vai para a instalação de três novos grupos de motobombas na estação de bombeamento, além da implementação de equipamentos hidromecânicos, como comportas para controle da vazão. Outra novidade é a construção de uma nova linha de tubulação em aço carbono, que dobrará a capacidade de adução de água.

Na terça-feira (19/11), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou os recursos necessários para o financiamento da obra. Com isso, os trabalhos puderam iniciar de forma instantânea.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir