Através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o Governo do Ceará deu início à duplicação do Eixão das Águas. Esta obra ampliará a capacidade de transporte de água de 11 m³/s para 22 m³/s, com o intuito de suprir as demandas de água da Região Metropolitana de Fortaleza, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e das áreas de irrigação no Vale do Jaguaribe.
Com a duplicação, o abastecimento de água será garantido para mais de 4,6 milhões de cearenses, o que representa quase metade da população do estado. O projeto não se limita ao abastecimento urbano, pois também visa atender às exigências da agricultura irrigada e da indústria. A ampliação do Eixão das Águas assegura o uso dos recursos provenientes do Açude Castanhão e do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Entre as intervenções previstas, o destaque vai para a instalação de três novos grupos de motobombas na estação de bombeamento, além da implementação de equipamentos hidromecânicos, como comportas para controle da vazão. Outra novidade é a construção de uma nova linha de tubulação em aço carbono, que dobrará a capacidade de adução de água.
Na terça-feira (19/11), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou os recursos necessários para o financiamento da obra. Com isso, os trabalhos puderam iniciar de forma instantânea.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.