
As obras de duplicação da CE-293, rodovia que liga Missão Velha, Abaiara e Milagres, já alcançaram 80% de execução, segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP). O projeto, que contempla um trecho de 27,4 km, representa um investimento de R$ 125,5 milhões do Governo do Ceará. A estrada faz ligação estratégica com a CE-393 e a BR-116, fortalecendo o tráfego entre municípios e ampliando a mobilidade na região.
Atualmente, estão em andamento os trabalhos de pavimentação asfáltica. As próximas etapas incluem a instalação de barreiras de proteção (blocos new jersey) e a implantação da sinalização vertical e horizontal. A intervenção também já contemplou a construção de três pontes, com extensões de 16,5 m, 16,2 m e 32,7 m.
O superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, destacou a importância da duplicação.
“Não é só mais uma estrada que vamos entregar. A CE-293 significa progresso e renda para os caririenses, e também mais segurança para o trânsito na região, principalmente para quem passa por Missão Velha em direção ao polo do Crajubar”, afirmou.
Além de beneficiar diretamente os moradores de Missão Velha, Abaiara e Milagres, a duplicação deve atender localidades como Vila Olho D’Água, Café da Linha e Ema. A rodovia também é um importante corredor turístico, facilitando o acesso a geossítios do Geoparque Araripe, como a Floresta Petrificada do Cariri e o Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha.